Tanto na Rússia assim como em outras localidades ao redor do Globo, cada país, cidade, comunidade, família e mesmo uma reunião de grupo de pessoas de alguma forma celebraram seus momentos, sua vida e região, sua cultura, história e tradições. Estas tradições podem ser de cunho religioso, de costumes ou mesmo de passagem de conhecimentos entre seus pares e proximidades, por exemplo.

Cada país e seus costumes quando partilhados e experimentados por novos olhares, novas culturas, celebram ao mesmo tempo suas características locais de história, região, cultura, tradição e vida cotidiana bem como promove a troca direta e vivência única entre povos e culturas diferentes. Preservando assim a riqueza dos povos e suas características próprias de cultura e memória.

Segurançã e tradição na celebração russa

Este ano como nos anteriores, os cristãos Ortodoxos Russos e do mundo todo celebraram entre os dias 18 e 19 de Janeiro uma das principais festas de seu calendário, o dia do batismo de Jesus ou Epifania do Senhor. Um ritual de purificação religioso que acontece todo ano. Conforme uma antiga tradição Russa, após a leitura litúrgica em igrejas, muitos fiéis ortodoxos fazem três mergulhos em uma abertura em forma de cruz feita na camada de gelo de um rio ou lago, que são chamadas de “Jordão”.

E mesmo sobre forte frio intenso, segundo números oficiais, este ano em diversos cantos da Rússia as temperaturas ultrapassaram os -40°. E apesar destas altas temperaturas aproximadamente 1,8 milhão de pessoas em toda a Rússia se banharam em suas águas geladas. O Ministro russo das Situações de Emergência, Vladimir Puchcokv ordenou a preparação de locais ao ar livre para os banhos para garantir a segurança ao redor do país com socorristas, policiais entre outras pessoas envolvidas nestas celebrações espalhados nos locais de suas realizações. Promovendo assim a continuidade com segurança de suas tradições milenares com grande repercussão positiva celebrando com diversos povos seus rituais culturais.

Dois estudantes brasileiros na Epifania do Rio Volga

Assim na madrugada do dia 19 de Janeiro às margens do rio Volga os estudantes de engenharia Aeroespacial da Universidade de Samara na Rússia, Saulo Conde e Cauhe Cardoso participaram desta tradicional celebração cristã ortodoxa. Enfrentando uma madrugada extremamente fria com temperatura abaixo de zero e com segurança garantida pelas autoridades locais nas festividades do batismo do Senhor, Saulo e Cauhe enfrentaram as águas geladas do rio Volga e participaram do ritual de batismo da Igreja Ortodoxa. Diante deste processo rico em absorver a cultura local e seus costumes e participar desta celebração religiosa e cultural Russa os estudantes estrangeiros também estão inseridos na história e dia a dia locais.

Entre suas atividades de rotina universitária também se dispuseram a participar das tradições russas aprendendo um pouco sobre os costumes locais absorvendo assim processos culturais novos. E suas memórias acumularam também nesta jornada essas novas experiências pessoais e do contato com a riqueza e costumes da tradição russa inseridos na nova vida destes estudantes que optaram por descobrir novos horizontes tanto no seu crescimento pessoal quanto na sua área de estudo e formação. Escolheram superar medos, receios, conquistar obstáculos, dividir saberes e culturas partindo para a aventura de suas vidas. Estudar em solo Russo uma graduação de sua escolha repleta de novas fronteiras, desafios modernos e riquezas culturais entre novos amigos e novas possibilidades.

O que você achou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre cultura, tradição e graduações na Rússia?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever sua dúvida mais abaixo (secção de comentários). A ALAR agradece.

Imagem da AnaLuengoMichel da Pixabay.com sob creative commons license.