Há muitas coisas na Rússia que você pode saber, a partir do qual você pode aprender e que pode admirar. Muitas vezes, quando falamos sobre tradições milenárias, pensamos sobre a cultura chinesa ou as tradições orientais, mas verifica-se que a Rússia é muito próxima do continente asiático, de fato, uma das suas cidades compartilha metade do seu território entre a Ásia e a Europa e, portanto, tem tradições que contar se não milhares, pelo menos se várias centenas de anos.

No artigo anterior intitulado 7 segredos sobre Yekaterinburg, uma cidade para conhecer e amar, mencionamos precisamente este tema que em Ekaterimburgo é o monumento Europa-Ásia, porque nesta cidade você pode ter um pé em um continente e outro no outro continente. Ao mesmo tempo, é uma condição única no mundo, o que torna uma das maravilhas deste país.

Qual é a caixa de desejos?

É uma pequena caixa, geralmente madeira escura (se é mais preta melhor), que é pintada à mão com o melhor cuidado dos russos nesta matéria e, em seguida, lacada para evitar a deterioração com a passagem do tempo Nesta caixa são pintadas paisagens russas, cenas da vida cotidiana ou lendas e contos populares no país. O objetivo desta caixa é depositar nele os desejos de seu proprietário.

A tradição é que, para cumprir os desejos do proprietário da caixa, ele deve colocá-los nele escrito em pequenos pedaços de papel enrolado e manter a tampa da caixa aberta, em um lugar onde ninguém mais pode lê-los. Os russos acreditam que ao deixar seus desejos lá com a tampa aberta, eles serão cumpridos depois de um tempo. A importância da tradição é que a caixa, em sua preparação, foi seca nas margens do rio Moscova, que é a mais importante do país.

A origem da tradição

No início, mencionamos que é algo que tem centenas de anos, os mais famosos deles (e também os mais caros) provêm de 4 pequenas villas russas: Palekh, Fedoskino, Kholui e Mstera, onde as escolas de arte foram formadas. Os pintores são conhecidos por seus artesanatos belamente trabalhados e seus motivos retratam paisagens e episódios da vida russa. Os artistas treinam e praticam durante anos para fazer parte das prestigiadas escolas de arte dessas villas.

Esta tradição de pintura manual em miniaturas é muito comum na Rússia, é vista mesmo em seus ornamentos de Natal, como vimos no artigo anterior intitulado tradições russas: a história de suas decorações de natal, onde destacamos o fato de que estas Os ornamentos são pintados à mão e contam a história da Rússia e dos seus principais eventos, incluindo os personagens de moda da televisão e dos desenhos animados.

Mais informações sobre «solicitação de desejos» na Rússia

Esta tradição e crença de que os desejos mais profundos se eles podem ser cumpridos é algo muito enraizado na Rússia, mesmo em suas celebrações de fim de ano geralmente escrevem seus desejos em um pedaço de papel, como vimos no artigo anterior intitulado tradições do final do ano em Rússia, onde mencionamos que esses pequenos pedaços de papel que contém os desejos são queimados e, em seguida, as cinzas são colocadas no copo de champanhe que eles então bebem rapidamente durante os primeiros segundos do ano novo.

Um bom presente para um amigo

Finalmente, se você está planejando visitar a Rússia (ou se você já está lá) e você pretende trazer uma lembrança para um amigo, definitivamente uma dessas caixas é um excelente presente: eles têm um bom significado e podem durar muito tempo. No artigo anterior intitulado Qual é o melhor presente russo para dar a um amigo? Mencionamos outros artesanatos típicos do país e coisas tão inesperadas como um cão adotado em Moscou, mas não mencionamos esse detalhe especial que certamente quem o receberá apreciará e poderá fazer seus desejos para que eles se tornem uma realidade.

O que você acha sobre este tópico? Você daria uma caixa de desejo russa?

Se você quiser saber mais informações sobre estudos na Rússia, você pode se inscrever no nosso boletim informativo e receber um relatório gratuito intitulado Como estudar uma carreira ou pós-graduação na Rússia.

Imagem de Buntysmum via Pixabay.com sob licença creative commons.