Estudar em outro pais, significa uma grande mudança em muitos aspectos, já que você estará longe da família e amigos, e mesmo assim estará exposto a mudanças culturais, de idioma, de clima, etc… No entanto, todas essas mudanças são positivas pois te ajudarão a incrementar sua experiência laboral, incrementando o seu curriculum. No seguinte artigo falaremos de pontos que precisam ser tidos em conta no momento de decidir estudar no exterior.

Pesquise sobre o país onde você pretende estudar

No momento de tomar a decisão você deverá pensar em um país que se ajuste às suas necessidades e também deve se perguntar se nele existe a graduação que queira estudar; procure saber ainda, quais os requisitos para se estudar ali. Procure se informar sobre a sua cultura, costumes, etc… pois se recomenda sempre fazer uma pesquisa minuciosa, pesando os prós e os contras.

Se informe sobre o histórico de qualificações

É importante, antes de partir, observar se realmente possui todos os documentos necessários, que possam ser reconhecidos pela universidade onde você pensa em estudar. Por exemplo, no momento de levar esses documentos, deve-se levar também a apostila da Convenção de Haia de 1961 (Válida para Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, El Salvador, Uruguai e Venezuela) ou, do contrário, a legislação/certificação do Ministério das Relações Exteriores do seu país.

Barreira idiomática

Decidir estudar em um país que não possui o mesmo idioma que o seu representa um grande desafio nos primeiros dias. No entanto, isso traz múltiplos benefícios, até no momento de conseguir um emprego, te destacando sobre os demais candidatos que manejam apenas um idioma. Devido ao fato de que toda empresa sempre planeja expandir seu número de clientes, dispor funcionários que possam se comunicar em mais de um idioma será de grande ajuda para atender clientes de outros países de uma forma fluida e sem atropelos. Também há uma vantagem económica na hora de viajar, pois se tornará algo mais divertido, já que você poderá se misturar com a população, conhecer seus costumes, locais turísticos e não turísticos, conseguir melhores hospedagens, etc… Além disso, usar o transporte público não será um grande problema.

Dispor de um orçamento

No momento estudar no exterior, você deve levar em consideração que viverá por tempo determinado nesse país, onde terá gastos com alimentação, transporte, moradia, (conforme o caso). Além dos gastos com educação. De maneira que você deve se planejar financeiramente antes de partir, seja economizando, entrando em contato com o seu banco para saber quais financiamentos estão disponíveis para isso, etc… também seria importante conseguir um financiamento estudantil com cobertura internacional, isso não costuma ser um grande problema, você pode consultar suas opções na embaixada do país para o qual mudará. Se a universidade é europeia será possível usar cartões de seguro saúde gratuitos, que proporcionam cuidados médicos e serviços de emergências.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Você tem algum interesse em estudar no exterior?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo  e receber gratuitamente o artigo intitulado como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagem de jeshoots via Pixabay.com sob licença creative commons.