O estudo das ciências naturais engloba tudo aquilo que tem por objetivo o estudo na natureza, que de alguma maneira se apoia em raciocínio lógico e metodológico das ciências denominadas formais, especialmente a matemática, cuja relação com a natureza é indireta. As ciências naturais possuem aplicações práticas, que interagem entre si e com o sistema produtivo nos denominados meios de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e se classificam da seguinte forma.

Astronomia

A astronomia é uma ciência cujo objetivo principal é o estudo dos corpos celestes encontrados no espaço, entre os quais estão os planetas, satélites, cometas, asteroides, meteoritos, estrelas, matéria interestelar, sistemas de matéria escura, galáxias, cúmulos de galáxias, seus movimentos e todos os fenômenos que estão ligados a eles, sendo então um estudo praticamente infinito como o próprio universo, onde dia após dia algo novo pode ser descoberto.

Na Rússia, a astronomia não tem nada a ver com práticas primitivas, pelo contrário, tem sido motivo de estudo e de grandes descobertas que tem significado um avanço tanto para a ciência bem como para a humanidade. Fatos como colocar o primeiro homem, a primeira mulher e o primeiro ser vivo ao espaço, e ainda os planos para o futuro, confirmam que para a Rússia, o espaço exterior já não é um mistério insondável.

Uma das universidades mais conhecidas para se estudar tudo o que está relacionado ao espaço na Rússia é precisamente a Universidade Aeroespacial de Samara (SGAU), onde são ensinadas graduações, pós-graduações e mestrados relacionados ao espaço, a astronomia e a cosmonáutica. Muitos dos engenheiros aeroespaciais e aeronáuticos da Rússia são egressos dessa universidade, mas também da Universidade Estatal de Moscou (Bauman) que tem sido o berço de mentes brilhantes como a do Serguéi Koroliov, que foi o homem que desenhou a Vostok (a nave na qual Yuri Gagarin viajou ao espaço).

Biologia

A biologia é a ciência que estuda os seres vivos e o comportamento dos mesmos, como: forma de vida, alimentação, reprodução, hábitat, funcionamento dos seus organismos, etc… Esta ciência é muito ampla e por isso possui muitos ramos, os mais famosos deles são: a biologia marina que estuda todos os seres vivos que habitam no mar; a anatomia (muitos não sabem de que se trata de um ramo da biologia) que estuda a estrutura interna e externa dos seres vivos; a botânica que estuda os seres vivos fotossintéticos, isto é, aqueles que realizam o processo de fotossíntese.

Se você já decidiu que a biologia é a carreira que quer estudar, agora basta buscar as universidades russas que a ensinam, para que tenha uma ideia de onde poderá cursá-la. No artigo O que é a biotecnologia e onde estudar? enfatizamos  a importância de conhecer quais as universidades que ensinam uma determinada graduação. Para mais informações e assessoria é possível solicitar o apoio especializado da equipe da ALAR.

Geologia

A geologia engloba um conjunto de geociências, que oferecem testemunhos essenciais para se compreender a tectônica de placas, a história da vida através da paleontologia, e a evolução desta, além dos climas do passado. Atualmente, a geologia possui uma importância fundamental na exploração das jazidas minerais (minas) e de hidrocarbonetos (petróleo e gás natural), e a avaliação de recursos hídricos subterrâneos (hidrogeologia).

Também sua importância na prevenção e entendimento dos desastres naturais como: terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, entre outros. Aportando conhecimentos chave na solução de problemas de contaminação do meio ambiente, e provê informações sobre as mudanças climáticas do passado, desempenhando um papel importante na geotecnia e engenharia civil.

A geologia teve um grande avanço nos últimos anos, desde há muito é conhecida como uma disciplina associada a observadores e descritores de rochas, fósseis e minerais, até hoje se encarrega de cobrir todos os aspectos da origem, história e evolução do planeta Terra; incluindo, a gênese e os recursos naturais não renováveis dos continentes e oceanos. Também envolve o estudo da Lua, Marte, meteoritos, e os demais planetas do sistema solar. O geólogo é um detetive da Terra, e através da observação do presente, ele busca reconstruir o passado e dele obter as chaves que o orientem para o futuro.

Paleontologia

A paleontologia é a ciência natural que estuda e interpreta o passado da vida sobre a Terra através dos fósseis.​ Se enquadra dentro das ciências naturais, possui um corpo de doutrina próprio e compartilha fundamentos e métodos com a geologia e a biologia. Entre seus objetivos estão, além da reconstrução dos seres vivos o estudo de sua origem, de suas mudanças no tempo (evolução e filogenia), das relações entre eles e com o seu entorno, de sua distribuição espacial e migrações, das extinções, dos processos de fossilização (taxonomia) ou da correlação e datação das rochas que os alberga.

Qual a sua opinião sobre o assunto? Deseja estudar alguma dessas carreiras?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e receber gratuitamente o artigo intitulado como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagem de jameswheeler via Pixabay.com sob licença creative commons.