Garry Kímivich Kásparov ou também chamado de o grande mestre do xadrez, é um famoso político e escritor russo que foi o campeão mundial de xadrez de 1985 a 2000. Conhecido ainda por ser o campeão mais jovem da história, em 1986. Anunciou sua saída do mundo do xadrez profissional, em 10 de março de 2005 para dedicar seu tempo a política e a escrita, e criar o movimento Frente de União Civil.

O início

Nasceu em Bakú, de mãe armênia e pai russo, e começou no xadrez por meio de seu pai, quem lhe ensinou o básico, mais tarde começou estudar xadrez com apoio dos pais, na escola Palácio dos Pioneiros, dos 7 aos 10 anos, quando muda para a escola Mijaíl Botvínnik e tem como mentor Vladímir Makogónov, que o ajuda a desenvolver aptidões posicionais. Casou três vezes: com Masha Arápova, com quem teve uma filha; com Yulia Vovk, que lhe deu seu segundo filho e com Daria Tarásova, mãe do seu mais novo filho.

Ganha o campeonato juvenil da União Soviética em 1976, aos 13 anos, classificando-se para o da União Soviética Adulto aos 15 anos, em 1978, sendo o jogador mais jovem a participar, lograr o acesso rapidamente e se classificar na Federação de Xadrez da União Soviética (FIDE) conseguindo a classificação entre os grandes mestres do xadrez da época. No ano de 1980, ganha o Campeonato Mundial Juvenil de Xadrez, realizado na Alemanha e posteriormente participa nas Olímpiadas de Xadrez tornando-se o grande Mestre Internacional de Xadrez.

No ano de 2000 Garry Kaspárov perde o título, mas permanece como o melhor jogador do ranking mundial, a frente de ambos campeões mundiais. Em janeiro de 2005 anuncia que estava cansado de esperar da FIDE a resposta a respeito da organização para recuperar o título mundial, por isso decidiu encerrar seus esforços em busca da reconquista do título.  Em 10 de março de 2005 anunciou a sua aposentadoria como competidor de xadrez, devido a sua frustração na reunificação do título mundial, no entanto, também comentou que seguiria jogando xadrez, mas sem competir, informando também que ampliaria sua carreira ingressando na área política e atuando como escritor.

Depois do xadrez

Escreveu vários livros de xadrez, e publicou uma autobiografia um tanto controvertida aos 20 anos “Filho da Mudança”, que foi posteriormente reintitulada como “Desafio Sem Limites”, e já foi atualizada várias vezes depois de haver se tornado campeão do mundo. Publicou uma coleção de suas partidas comentadas nos anos 1980 “Garry Kaspárov: Vida, Partidas, Carreira” a qual já foi atualizada em diversas oportunidades. Também tem contribuído de forma intensiva a série de cinco volumes de aberturas da Enciclopédia Aberturas do Xadrez.

O que achou desse assunto? Gostaria de ler mais sobre biografias de personalidades russas?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco escrevendo sua pergunta mais abaixo (secção comentários).

Imagem de JESHOOTScom via Pixabay.com sob licença creative commons.