Um dos principais dos temores da maioria das pessoas que desejam viajar para a Rússia (seja por motivo de turismo ou estudos universitários e pós-graduação) é o clima, já que a Rússia é conhecida por seu clima gélido e pelas “baixas temperaturas” que possui. No entanto, devido aos diferentes mitos sobre a Rússia muitas pessoas acabam obtendo informações erradas sobre a temperatura nas diferentes cidades do país.

Qual a temperatura da Rússia?

O inverno russo possui uma duração média de 5 meses, de novembro a março, variando de acordo com a cidade russa, na cidade de Yakutia o inverno é muito forte, alcançando uma média muito baixa, de uns – 55º C, no entanto, no oeste da Rússia a média é de 15º C. Durante este período, conhecido como as Geadas da Epifania, e reconhecido pelo frio nessa época do ano.

Quando as temperaturas alcançam o seu ponto mais baixo, os centros comerciais, moradias, centros de estudos universitários e de pós-graduação possuem instalações que usam calefação (como ocorre em muitos outros países e cidades do mundo). A maioria dos centros de estudo, por exemplo, contam com instalações esportivas: ao ar livre (verão) e fechadas (inverno).

Recomendações durante essa época do ano

1. Vista-se com as roupas adequadas: Para combater o frio é importante manter-se quente, especialmente se você vem de um país onde não se está acostumado a esse tipo de temperatura, se faz frio fora se considera usar várias camadas de roupa: uma camiseta, uma camisa, um suéter e, finalmente, um casaco de inverno e não esqueça de um chapéu ou gorro, cachecol e luvas. Ainda precisará de sapatos quentes e impermeáveis, levando em conta que sua solas devem ser antiderrapantes.
  2. Mantenha a pele protegida: Durante essa época do ano é possível se expor a até -30º C, sendo o rosto a única parte do corpo exposta ao frio, por isso se faz necessário o uso de um creme oleoso que atue com uma barreira para que sua pele não sofra as agressões do tempo.
  3. Mantenha uma boa alimentação: Não comer o suficiente pode ser uma má ideia durante o inverno, já que o corpo queima mais calorias. No entanto, isso não significa que você deva abusar do consumo de doces, gorduras e outros tipos de alimentos não saudáveis, se deve manter uma dieta balanceada, comendo, entre outros, sopas de verduras, frutas secas e mel.

O que achou do artigo? Tem algum interesse em estudar Economia?

Se deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, poderá se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso grátis ao nosso artigo intitulado Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagem de GORBACHEVSERGEYFOTO via Pixabay.com sob licença creative commons.