No momento de escolher onde estudar uma graduação, pós-graduação ou mestrado sempre se busca facilidades e vantagens acadêmicas; todavia, quando se trata de estudar no exterior existem outros fatores muito importantes que devem ser levados em consideração para que os anos de estudos não se tornem uma tortura ou pior, em uma total perda de tempo, é por isso que muitos estudantes escolhem a Rússia, como país de estudos.

Porque estudar Música?

As vantagens de estudar Música são variadas e bem mais que os inconvenientes de o fazer. Nesse artigo mencionaremos algumas delas para as pessoas que tenha interesse nesse curso:

Desenvolvimento da psicomotricidade

Para tocar um instrumento o primeiro passo, obviamente, é fazer com que o mesmo emita algum som, seja soprando, deslizando um arco, tocando uma tecla ou dedilhando uma corda. Uma vez feito isso, o seguinte passo é dar “forma” ao som, tocando notas concretas, acionando os mecanismos necessários. Tudo isso enquanto se lê a partitura, um exercício de psicomotricidade completo.

Habilidades em idiomas

A partitura que acabamos de mencionar contém instruções precisas sobre o ritmo, altura, duração, velocidade, caráter e técnica necessária para tocar as notas; expressas apenas com linhas, pontos e algum outro símbolo. É como aprender a ler outro alfabeto, da mesma forma como aprendemos uma nova língua o russo, grego ou mandarim. A música conta com frases, sintagmas (semi-frases) e palavras (motivos) que dão sentido ao discurso musical, um autêntico sistema sintático que aporta coerência a música. Enquanto se aprende música há uma melhora nas habilidades próprias do aprendizado de conceitos inerentes a língua e as competências necessárias para dominá-la.

Pensamento lógico

Especialmente nas primeiras aulas (onde se interioriza os conceitos básicos da música), a matemática e lógica são fundamentais para se compreender e interpretar o ritmo. Por isso, estudar música desenvolve o raciocínio lógico-matemático e estrutura os mapas mentais.

Pensamento múltiplo

Além da psicomotricidade, ao tocar um instrumento, deve levar em conta que as notas devem soar com a duração, afinação, intensidade, ritmo e intenção pedidos pela partitura, pelo diretor, o nosso colega e/ou todos ao mesmo tempo.

Sensibilidade artística

Apesar de todos os requisitos técnicos, a música é uma arte. Assim, tocar um instrumento desenvolve a criatividade através da experimentação, canaliza a externalização de sentimentos e promove o desenvolvimento do critério artístico.

Capacidade de autoescuta e reflexão

É evidente que para dominar um instrumento se faz necessário ouvir o que se está tocando, analisar e corrigir conforme necessário. Ao longo do tempo, o hábito de se escutar vai para além do instrumento e, com ele, a análise e reflexão do que dizemos a nós mesmos.

Empatia e habilidades sociais

Além de ouvir a si mesmo, para poder tocar em grupo, é indispensável saber ouvir aos demais, o que desenvolve a empatia. Se o grupo for grande, como uma banda ou orquestra, também se desenvolve as habilidades sociais necessárias para interagir com os outros membros.

Educação em valores

Tocar um instrumento com solvência não é algo fácil ou rápido de se fazer. Requer constante trabalho, esforço e perseverança; valores que o imediatismo do nosso mundo em constante aceleração parece ter esquecido. Ao mesmo tempo, tocar em público, exige a superação dos seus próprios medos.

Autoestima

Os pequenos avanços que você experimentará no dia-a-dia será uma fonte de grande satisfação que recompensará todo o esforço investido. A médio prazo o controle sobre o instrumento será maior, bem como a motivação e o perfeccionismo dedicados. Com o passar dos anos você poderá olhar para trás, ver que valeu a pena e que tudo foi possível graças aos seus esforços.

Serão mais responsáveis e cuidadosos

Com exceção dos instrumentos maiores (piano, órgão, clave, harpa, percussão, contrabaixo, etc.), cada aluno deve usar seu próprio instrumento, tanto estudando pessoalmente, como em sala de aula. Os instrumentos musicais são delicados e, portanto, requerem alguns cuidados no seu manuseio e manutenção; em outras palavras: um instrumento precisa que sejamos responsáveis e cuidadosos com ele.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Gostaria de estudar Música?

Se você deseja saber mais sobre como como cursar uma especialidade médica na Rússia, poderá entrar em contato conosco ou escrever sua pregunta mais abaixo (secção de comentários).

Imagem de Stevepb via Pixabay.com sob licença creative commons.