A vocação é o que conecta o ser humano através de um trabalho a uma pessoa que se sente valiosa, onde ele tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades e investir seu tempo em um propósito construtivo. No entanto, há pessoas que não estão felizes com o trabalho em que estão, sendo um dos principais motivos para não encontrar emprego de acordo com sua vocação profissional, ou seja, não atende às expectativas de seu trabalho.

Qual é a vocação profissional?

A vocação profissional é o que nos conecta com o que aspiramos a ser na vida, ou seja, é um chamado interno que geralmente é descoberto no estágio universitário quando é decidido em que área treinar onde você quer trabalhar no futuro. A vocação profissional se conecta com os talentos internos, descobrindo quais são seus pontos fortes com o objetivo.

A vocação profissional é a felicidade interior que uma pessoa experimenta ao realizar um trabalho que realmente estimula a pessoa. Desde a infância, uma pessoa experimenta uma certa inclinação para atividades específicas com as quais ele gosta, enquanto tende a sentir alguma rejeição por outros tipos de áreas. Um dos critérios mais importantes na escolha de uma carreira universitária ou de estudos de formação profissional é optar por um caminho totalmente vocacional.

Importância de escolher uma vocação profissional

A verdade é que todo ser humano tem mais opções para ter sucesso no local de trabalho quando se prepara para trabalhar em uma área que realmente lhe interessa quando você estuda uma carreira que você não gosta, porque uma pessoa passa, em média, quarenta horas semanalmente no escritório. Portanto, vale a pena apostar pela vocação profissional que mostra o desejo de desenvolvimento pessoal em um negócio específico, como saber qual é sua vocação profissional? Imagine como você gostaria que sua vida fosse, do ponto de vista ideal, dentro de um período de cinco anos, tome essa imagem ideal como modelo de referência.

Diferenças entre vocação e profissão

Eles podem parecer termos equivalentes, mas a vocação e a profissão são palavras completamente diferentes. O primeiro é mais relacionado ao que você gosta, seu significado na vida, enquanto o segundo é um termo usado de uma maneira geral, para aludir à ocupação, comércio ou atividade de uma pessoa.

• Profissão

A profissão é o trabalho ou trabalho que alguém exerce e pelo qual ele recebe uma retribuição econômica. Em geral, as profissões exigem conhecimento especializado e formal, geralmente adquirido em centros de ensino superior. Aquele que exerce uma profissão é conhecido como profissional, desde que tenha concluído o ensino superior e tenha um certificado ou diploma que endosse sua competência para desempenhar uma determinada posição.

• Vocação

A vocação é o que você gosta e que pode consistir em suas múltiplas experiências, levando em conta seus valores pessoais, que dão significado e direção à sua vida. Pode-se afirmar que a vocação é a paixão voluntária de uma pessoa para realizar uma atividade, já que, ao fazê-lo, premia um sentimento de realização e satisfação com o trabalho realizado.

Uma boa opção para definir qual seria sua vocação, fazer teste de orientação profissional, perguntar a psicólogos vocacionais (há fóruns muito bons com assistência profissional), ouvir as experiências de profissionais e, claro, presenciar uma palestra vocacional onde eles possam ajudá-lo Resolva algumas questões. Lembre-se de que o importante é escolher o caminho a seguir de acordo com suas habilidades e preferências, sem interesse na linha profissional que escolher, pois sua personalidade deve estar de acordo com o trabalho que você decidir fazer pelo resto de sua vida.

Dicas para escolher sua vocação profissional

1. Identifique que tipo de carreira você gostaria de estudar: o primeiro passo para encontrar sua vocação é identificar mais ou menos que tipo de profissão você gostaria de praticar no futuro, é humanista, artística ou relacionada à carreira dos números? ?

2. Determine se a carreira de seu interesse é adequada ao seu estilo de vida: considere que, se, por exemplo, você quiser estudar medicina, é provável que, como profissional, você tenha que cobrir os guardas à noite.

3. Avalie se suas habilidades naturais correspondem à sua escolha: você quer estudar engenharia, mas não é muito bom em matemática, quer estudar arquitetura ou design gráfico, mas não gosta ou não sabe desenhar, etc. Investigar quais habilidades são essenciais em cada corrida é de suma importância para evitar surpresas ao longo do caminho.

4. Estude o mercado de emprego: antes de se matricular na universidade.

5. Avalie a possibilidade de um estágio: os estágios são oportunidades extraordinárias para experimentar a prática de estudar sua vocação.

6. Investigue universidades: estude as opções de carreira e os programas acadêmicos oferecidos pelas instituições nas quais você avalia se inscrever.

7. Pedir reuniões com conselheiros universitários: muitas vezes para tomar a decisão certa é necessário conhecer o interno de cada universidade, por isso é aconselhável conversar com os responsáveis pela orientação vocacional nas casas de estudo.

8. Converse com profissionais de sua área de interesse: os profissionais que já estão buscando a carreira que você pretende seguir podem lhe dar uma visão interna objetiva do que realmente significa a prática de sua vocação.

O que você acha sobre esse assunto? Você realizou um teste de vocação profissional?

Se você quiser saber mais sobre estudos na Rússia, entre em contato conosco ou escreva sua pergunta na parte inferior (seção de comentários).

Imagem de tjevans via Pixabay.com sob licença de creative commons.