Dizem que o melhor do hotel é o café da manhã. Nas universidades da Rússia você também não passa fome.

Quando vamos morar fora sempre existe esta preocupação se vamos nos adaptar com a comida local, se vamos gastar muito, se vamos gostar ou saber como comprar no supermercado. É natural este tipo de dúvida, tanto por parte dos estudantes como por parte dos pais ou responsáveis.

Para esclarecer este ponto e deixar você tranquilo na sua viagem a Rússia, principalmente se for de estudos, vamos falar aqui sobre as refeições nas universidades russas, especialmente em FEFU (Vladivostok) e RUDN (Moscou).

Existe um provérbio na Rússia “Завтрак съешь сам, обед раздели с другом, ужин отдай врагу” que significa “o café da manhã come sozinho, o almoço divide com amigo, e o jantar dá ао inimigo”. Ou seja, o café da manhã é a principal refeição, com muitas opções: ovos, cereais, sanduiches, panquecas, café, chá, etc. O pão sempre está presente, de vários tipos mas predominam o pão de centeio e o pão de escuridão (pão preto).

O almoço ocorre mais tarde, em torno das 14hs, e geralmente engloba 3 pratos, começando pela sopa, seguida de carne ou peixe com algum carboidrato e depois a salada. Na Rússia não se toma muito refrigerante, geralmente é chá ou algum suco feito de caldo de frutas.

Comer fora da Universidade (restaurantes e cafeterias locais) tem variação de preço, conforme a cidade (entre US$4,00 e US$8,00 para o almoço). Mas estudantes apresentando a carteirinha tem desconto em muitos estabelecimentos.

Na Universidade de Bauman, por exemplo, Café da manhã em torno de US$2,50 máximo e almoço em torno de US$4,00.

De forma geral as Universidades possuem vários refeitórios, buffets e cafeterias espalhadas pelo campus. Os buffets são um pouco mais caros que os refeitórios, em torno de US$ 3,00; porém se come muito bem, incluindo sopa, prato principal, saladas, pão, bebida purê ou arroz.

Existe ainda a possibilidade de o estudante fazer sua própria comida, na cozinha do seu dormitório compartilhado. Os gastos com comida mensal ficam entre 700 e 1000 RUB (US$11,60 e US$16,80). Outra Universidade muito procurada e uma das melhores é a FEFU, com um enorme campus e muitas opções de cafés e refeitórios. Os valores são similares aos já citados.

A ALAR tem um programa de acesso facilitado para você estudar na Rússia, tanto em Inglês como em Russo. Não se apavore com a língua, é mais fácil que você pensa! Nosso programa de acesso oferece todo o suporte que você precisa para conseguir o visto, a carta de aceitação, dicas de moradia, reservar seu quarto nas acomodações da universidade e ainda oferece um curso online de russo para você aprender enquanto se prepara para a viagem.

Se você quiser saber mais sobre estudos na Rússia, você pode se inscrever em nossa newslettere receber um relatório gratuito intitulado Estudar uma carreira ou pós-graduação na Rússia.

Imagem de rawpixel via Pexels.com sob licença creative commons