Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Rússia foi considerada como um dos países mais instruídos do mundo, deixando para trás países como Canadá, Japão, Estados Unidos, Israel, entre outros. Anualmente, estudantes de mais de 168 países vão para a Rússia com o desejo de estudar e se preparar melhor nas universidades da Rússia. Na continuação, seguem algumas das principais vantagens de estudar na Rússia.

Caráter profundo da educação

A educação russa é conhecida pela profundidade no conhecimento científico e também em toda as áreas em geral. Enfatiza áreas científicas como a matemática, física e as ciências naturais. A Rússia é considerada uma excelente formadora de matemáticos, físicos, engenheiros, médicos, programadores e atletas.

Quantidade de universidades e seus programas educativos

Existem 766 universidades em 82 regiões do país, existem também 205 áreas de pesquisa. Existem 657 programas de graduação, mestrado, especialidades, doutorados e estágios. São oferecidos cursos preparatórios, cursos curtos (cursos de verão), cursos para aprender o idioma, cursos de formação profissional e de capacitação.

A relação entre preço e qualidade é boa

Estudar por conta própria é óbvio que é mais barato, do que estudar em universidades do Reino Unido, Canadá e dos Estados Unidos. Em termos de nível educacional, as instituições russas competem com outras universidades do mundo. Em 2018, cursar uma faculdade na Rússia nos programas presenciais, o custo inicial era 89.000 rublos por ano, cerca de 1.500 dólares. Se você estudar fora de Moscou, os custos para estudar e morar são mais baratos.

Possibilidade de obter grau duplo

Em 2003 a Rússia assinou a declaração de Bolonha, que consiste em compromissos no âmbito da criação de uma área comum de educação, para que os diplomas obtidos nas instituições de educação superior da Rússia, sejam reconhecidos na maioria dos países. É um acordo intergovernamental concluído entre a Rússia e mais de 60 países.

Uma atenção aos desportistas

A Rússia é um país com uma grande trajetória esportiva, mais de 60% dos habitantes e 71% dos estudantes são atletas. Eles têm cerca de 70.000 academias, 140.000 centros esportivos, 4.800 piscinas e todas estão disponíveis para qualquer pessoa que queiram usá-las.

As universidades têm a sua infraestrutura esportiva e estão disponíveis para os seus estudantes para a prática esportiva que preferirem. Cada universidade forma suas próprias equipes, que participam de competições dentro do ambiente universitário, entre eles os jogos interuniversitários de inverno que serão realizados em 2019. Existe um programa de preparação para os estudantes, que lhes permitem comandar equipes esportivas, ser treinador do seu esporte preferido, você pode se tornar um professor de educação física ou em áreas afins.

Mestrado em Gestão Esportiva

Se o seu interesse é na área esportiva na Rússia, você tem a opção de realizar um mestrado em gestão esportiva, que é projetado para estudantes que desejam ter uma carreira na indústria do esporte, que a cada dia está se tornando mais exigente em muitos países. São profissionais conhecedores do mundo mundo do esporte e podem chegar longe com o Mestrado em Gestão Esportiva. A finalidade do programa é produzir uma nova geração de gerentes esportivos de maneira efetiva, com habilidades e estratégias operacionais.

O currículo inclui, fisiologia, sociologia e psicologia do esporte, marketing, política, entre outras atividades relacionadas ao esporte. Este mestrado inclui cursos, estágios, pesquisas e uma tese de mestrado. O estudante escolhe uma área específica dentro da gestão esportiva, como marketing esportivo, desenvolvimento e política esportiva, gestão e organização de eventos esportivos. O Mestrado em Gestão Esportiva, amplia o campo de trabalho profissional, podendo atuar em vendas, organização de eventos, relações públicas, meios de comunicação e gestão esportiva.

Como você recebe a bolsa?

Existem universidades que oferecem a possibilidade de estudar através de uma bolsa de estudos total ou parcial. Para obtê-la, você deve ter o conhecimento das chamadas da ALAR, que está trazendo cada vez mais essas possibilidades, você precisa ter tudo em ordem no momento da seleção, a documentação em dia, estar informado sobre os trâmites para a viagem e a preparação para conhecimento da língua russa que você deverá realizar antes da sua viagem.

Se você for selecionado para a bolsa de estudos, você deve seguir estes passos: Seleção da profissão, universidade e respectivo programa, obter informações sobre as opções de financiamento, preparar toda a documentação, avançar para a seleção e finalmente, você terá o convite e um visto para estudar na Rússia. É importante esclarecer que todos os processos são para bolsas e que todas as universidades oferecem essa facilidade, no entanto, se você estiver atento às nossas convocatórias, você poderá encontrar a oportunidade que está buscando.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Você sabia que existe a possibilidade de obter bolsas de estudos na Rússia?

Se você quiser mais informações sobre estudos na Rússia, entre em contato conosco ou escreva sua pergunta na parte inferior (seção de comentários).

Imagem composta via Pixabay.com sob a licença de creative commons.