Uma vez que obtemos nosso diploma universitário, muitas vezes queremos continuar os estudos do próximo nível através de uma pós-graduação ou mestrado, seja para se especializar mais na profissão estudada ou para complementá-la. Mais e mais são os profissionais que decidem continuar seus estudos como uma meta pessoal ou para as exigências do trabalho que aspiram; e da mesma forma que acontece com as carreiras de graduação, é necessário levar em consideração vários fatores ao selecionar o programa de estudos que melhor atende às necessidades específicas.

Contribuições para o futuro profissional

Atualmente existe um grande número de ofertas em programas de mestrado, portanto a diversificação de áreas de conhecimento é bastante extensa, além de especializada. Por esta razão, é necessário considerar onde queremos guiar nosso futuro profissional, com base em interesses particulares, forças individuais e qual é a área de trabalho onde queremos trabalhar.

Especialização em área ou complemento

Dependendo de interesses pessoais, você pode escolher um mestrado que aprofunda na área de estudo em que você fez a graduação, por exemplo, uma pessoa que estuda engenharia em mecatrônica pode escolher um mestre em mecatrônica e robótica, ou um engenheiro civil em um mestre em estruturas e materiais; então seria aprofundar o conhecimento adquirido anteriormente e permanecer dentro do mesmo ramo. No entanto, é comum a realização de mestrados que não se relacionam diretamente com o curso de graduação selecionado, mas se forem um complemento e suporte para o seu campo de atuação, podem ser: programas de gestão, estatística, gestão, entre outros. Isso acontece com bastante frequência, especialmente quando se trabalha em uma área muito particular e você deseja consolidar o conhecimento nesse campo que não foi diretamente abordado em seus estudos de graduação.

Ter em conta a procura profissional

Devido ao número de novas especializações que estão sendo continuamente oferecidas, é importante selecionar um mestrado, como mencionado anteriormente, que se adapte aos nossos interesses, mas, por sua vez, é necessário analisar o campo de estudo e sua demanda profissional. Há muitas carreiras emergentes que estão ganhando força, assim como outras que diminuíram em seu trabalho, por isso devemos escolher um mestrado que ofereça estabilidade e permanência no mercado nos próximos anos, não se torne obsoleto em pouco tempo. .

Compromisso e responsabilidade

Como na busca de um diploma de graduação, um mestrado requer um compromisso de tempo e dedicação; especialmente se decidirmos tirá-lo do nosso país de origem. Devemos considerar que esta é uma decisão muito pessoal e que não é uma questão de fazê-lo simplesmente porque nos sentimos obrigados. Estudos contínuos são uma experiência que deve ser gratificante e não apenas cumprir; desde o desempenho e responsabilidade, bem como o nível de demanda é maior. O mais apropriado é nos aconselhar corretamente nos programas de estudo e selecionar o mais apropriado de acordo com nossas necessidades e expectativas.

Você se sente pronto para começar seus estudos de pós-graduação? Que domínio você gostaria de ter?

Se você quiser mais informações sobre estudos na Rússia, entre em contato conosco ou escreva sua pergunta na parte inferior (seção de comentários).

Imagem de kaboompics via Pixabay.com sob licença de creative commons.