O tempo que passamos como estudantes na universidade é muito enriquecedor, pois é o momento em que nos preparamos para conseguir um diploma universitário, que nos transforme em profissionais e depois vamos seguir a vida como trabalhadores na respectiva área para a qual nos preparamos.

É na universidade onde conhecemos e aprendemos com profissionais que nos indicam o caminho correto a seguir, lá temos que formar grupos de estudos, que permite de alguma maneira fazer a vida do estudante mais suportável e aceitável. Uma das técnicas de estudo é formar grupos de estudos, é fundamental pois nos permite avançar com êxito na graduação. Embora a decisão de estudar seja uma escolha pessoal, é um esforço de maneira individual, formar equipes de estudos tem mais vantagens do que desvantagens.

Vantagens de estudar em grupo

Sem dúvida, estudar em grupo requer um grande compromisso da parte de todos os seus integrantes, é um esforço coletivo com benefícios individuais, se não houver um compromisso verdadeiro e seriedade, tudo o que é feito perde validade e esforço. Formar uma equipe de estudos na universidade às vezes é um pouco difícil, é melhor não se comprometer com amigos e reunir aqueles que compartilham o mesmo sentimento e o mesmo desejo de estudar e que são importantes e que compartilham seus conhecimentos mutuamente.

O melhor é formar um grupo que possui os mesmos interesses em comum, que entendam a matéria e que sejam responsáveis. O ideal de um grupo de estudos é que você possa aproveitar a sua estadia na universidade, que é um processo enriquecedor tanto a nível de preparação acadêmica como a nível pessoal.

Mais contatos, mais qualidade e melhores conhecimentos

Os contatos aumentam, o mundo social se amplia, você conhece novas pessoas, mais material é obtido e o ato de estudar se torna mais fácil. A qualidade dos conhecimentos é melhorada e assim são compartilhados vários pontos de vista e de opinião, as discussões que são geradas são produtivas e enriquecedoras, especialmente em casos de estudos científicos ou experimentais.

A solidariedade encoraja o avanço e é difícil que todos esqueçam de algo

É um impulso necessário que todo o aluno precisa em algum determinado momento da sua vida de estudante, quando um colega decai, os demais colegas estão ali para animá-lo. Trabalhar em equipe ajuda a todos para que não percam a data de entrega de algum trabalho, a data de uma prova, ou alguma pendência da universidade, sempre haverá alguém que lembre e esteja ciente desses detalhes.

Motivação

É muito diferente estudar sozinho, se você tem o compromisso de estudar, sabemos que você deve cumprir com o cronograma, você tem um melhor aproveitamento e também anima os outros colegas para que se tornem os melhores alunos e dar o melhor de si. As frustações pelos momentos ruins, são mais compreensíveis quando você está em grupo.

É gerada uma competição saudável

É importante ter essa competição saudável, pois essa rivalidade motiva todos a demonstrar do que se é capaz, é uma competição muito natural entre os estudantes. O importante de aprender a estudar em grupo é que isso permite que você se prepare para encarar o mercado de trabalho, já que essa é uma capacidade muito valorizada no trabalho formal.

Dificuldade em coordenar o trabalho

Há sempre contratempos, dificuldades nos grupos, o que é muito natural de acontecer, pois se trata de diferentes pontos de vista, personalidades, maneiras de pensar. Se uma má escolha é feita na seleção dos integrantes do grupo, é provável que a coordenação seja difícil e que todos sigam o mesmo ritmo de trabalho.

Discussões

Tendo mais de uma pessoa, é natural que surjam distrações e discussões, o importante é se conhecer bem, quanto as suas necessidades e momentos de distração, programar os momentos de relaxamento e lazer, para que todos se concentrem e dediquem o tempo necessário para estudar.

Responsabilidade individual

É muito importante que os grupos trabalhem de maneira harmoniosa, há colegas que não cumprem com suas tarefas ou com os seus trabalhos. A melhor coisa é conversar e deixar claro as suas obrigações ou tirar do grupo para que não atrase a atividade do grupo.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Você conhecia essas vantagens dos grupos de estudos?

Se você quiser mais informações sobre como estuda na Rússia você pode entrar em contato conosco ou escrever abaixo a sua dúvida (nos comentários).

Imagen de vicwag vía Pixabay.com bajo licencia creative commons.