Quem nunca sonhou em participar daqueles bailes de formatura de filme americano, cheios de pompa e sempre com uma história de amor. O fim do ano letivo marca as festas de formatura e acontece final de Junho. ‘E um momento marcante, cheio de formalidade e história.

O Festival Velas Escarlates é um espetáculo de luz muito esperado acontece sobre as águas na Rússia, onde o ponto culminante é a aparição de uma embarcação sobre velas no Rio Neva. Este festival surgiu para celebrar o mérito dos estudantes secundaristas concluintes. Imperdível!

Uma tradição muito legal é a que leva os alunos que tiraram notas mais altas até o Kremilin – sede do governo russo, onde a festa de formatura acontece na Praça Vermelha e vai até o amanhecer. Já pensou?

Outro ponto de referência para milhares de estudantes é o Parque Górki. Esta é uma festa que os estudantes esperam por meses e as meninas ficam transtornadas pensando no seu vestido ou quem será seu par.

Toda a cidade participa. Familiares, amigos e convidados de fora! Os turistas que andam por lá também tem a chance de participar. Na Universidade Estatal de Moscou os ex-alunos recebem os diplomas usando um traje preto da velha guarda.

Já as Universidades Militares tem na sua tradição o hábito de beber champanhe em um capacete e jogar um ex-aluno para o ar e a Escola Superior de Comando Aerotransportado de Riazan os formandos podem mostrar suas habilidades, como técnicas de combate, manuseio das armas e paraquedismo.

Antigamente, a festa não era tanto como uma formatura. Tinha dança, performance e banquete. As roupas eram bem modestas e as meninas não podiam usar maquiagem ou fazer manicure (isso em 1950). Um pouco de álcool era oficialmente permitido e os graduandos não podiam sair da escola até o amanhecer.

Depois, com a mudança cultural, este evento foi atualizado para uma celebração onde os estudantes saudavam o novo dia dentro de um barco, no rio. Em 1970, as meninas já podiam usar saia curta, maquiagem e encaracolar os cabelos.

Quando a União Soviética Caiu e teve início ao período capitalista em 1990, uma nova forma de baile de formatura, onde os estudantes não mais ficavam na escola, mas sim em outros locais a céus aberto ou salões privados, restaurantes e boates.

Para as famílias, embora seja um momento festivo, era também de preocupação com os gatos, já que envolvia muitos preparativos: fotógrafo, janta, vestido, traje, taxi, maquiagem e muito mais! Os valores gastos variam de acordo com a disposição da família. Não importa o tipo de festa que você vai fazer comemorar este momento na Rússia será um momento único!

Então que tal dar uma olhada no site da ALAR e ver as opções de cursos? Assim você pode preparar sua viagem com tempo.

As principais universidades na Rússia possuem convênios com outros países para facilitar o acesso a estudantes estrangeiros. E com o Brasil não é diferente. Diferentes dos russos, brasileiros não precisam fazer o “vestibular”, apenas uma prova de acesso de conhecimentos básicos (em russo  ou inglês).

Neste sentido, é importante ter auxílio de uma empresa autorizada parceira, para facilitar seu acesso.

O que eu preciso para me candidatar?

Para participar você precisa enviar um e-mail para contato@faculdadesrussas.com solicitando um orçamento inicial e mais informações. Um dos nossos representantes no Brasil irá entrar em contato para saber mais das suas necessidades e te indicar o programa adequado

O número de vagas é limitado e após a análise dos seus documentos a ALAR entrará em contato para os próximos passos, incluindo a emissão de visto.