Fazer uma pós-graduação ou uma especialização em um assunto específico, ajuda a elevar o nível de conhecimento e também acadêmico, sua importância está no desenvolvimento de competências adicionais, assim sua formação se torna mais sólida.

De tal maneira que quando se toma a decisão de fazer uma pós-graduação, um mestrado ou um doutorado não é fácil, pois exige um grande sacrifício, esforço e dedicação na busca desse objetivo. O profissional hoje em dia, tem a consciência da necessidade de fazer uma especialização para crescer e estar atualizado em sua profissão, isso trará mais vantagens competitivas no momento de ingressar no mercado de trabalho, é necessário conhecer o que é uma especialização, o que é um mestrado, um doutorado, pois no momento de decidir o que você pretende estudar, tudo estará mais claro.

Os estudos de especialização, mestrado e doutorado, permitem desenvolver habilidades para poder aplicar conhecimentos em uma área determinada, na qual é adquirida a capacidade analítica, competências para apoiar de maneira efetiva na busca de soluções para os problemas da empresa ou do país. Após obter o diploma de graduação na universidade, existem programas de pós-graduação para áreas como ciências da saúde, ciências políticas, direito, ciências ambientais, ciências sociais, ciências empresariais, educação, entre outros.

Especialização

Uma especialização é um processo no qual uma pessoa ou uma instituição, se concentra em uma atividade específica concreta, em um contexto intelectual restrito, cobrindo todas as atividades possíveis ou a totalidade do conhecimento. Com uma especialização, o domínio de um tema específico é aprofundado, geralmente em uma área semelhante à profissão conquistada, quase sempre é projetado para se ter o efeito dentro das atividades normais, sem necessidade de interromper o trabalho, a duração é de 360 horas.

Vantagens

É um curso de curta duração, dura muito menos do que um curso de graduação, o trabalho profissional não é interrompido, para que o aluno consiga trabalhar e também estudar, muitas empresas geralmente financiam esses estudos, já que para a empresa é interessante ter um profissional cada vez mais especializado e preparado para trabalhar em áreas específicas.

Desvantagens

A qualidade acadêmica deixa muito a desejar pelo curto tempo de duração, os estudantes acabam não alcançando a excelência acadêmica. Os professores são de categoria inferior, comparados aos professores de mestrado e doutorado, embora isso não signifique que eles não estejam preparados em suas áreas de conhecimento.

Mestrado

O mestrado, é um grau acadêmico de pós-graduação, que é alcançado após o cumprimento de um a dois anos de estudos. Com a conclusão de um mestrado, o desenvolvimento tecnológico, teórico e profissional é aprofundado, é de maior duração comparado a uma especialização, requer tempo integral para a sua realização, geralmente é exigido uma pesquisa como requisito para obter o diploma. Sua duração mínima é de 500 horas, além da conclusão de um projeto de pesquisa, com as horas de tutoria, podendo chegar a 1000 horas de duração.

Vantagens

É um grande passo entre a especialização e o doutorado para aqueles que querem continuar os seus estudos universitários e se aprofundar em determinadas áreas do conhecimento, não apenas pelo tempo de duração, mas pelo programa acadêmico que é de maior intensidade em comparação com os demais outros programas oferecidos.

Desvantagens

Em alguns casos, os alunos acabam endividados para poder completar o mestrado, já que existem menos possibilidades de se obter uma bolsa e nesse caso deve se dedicar mais tempo aos estudos, as empresas nem sempre financiam os estudos dos trabalhadores que querem realizar um mestrado, embora isso não signifique que aqueles que conseguem não sejam valorizados.

Doutorado

Um doutorado é o terceiro ciclo de estudos universitários oficiais, é o diploma universitário máximo que é conseguido na universidade. Um doutor é alguém que elabora um trabalho de pesquisa totalmente original e inédito, que é conhecido como Tese de Doutorado, é atingido o mais alto grau universitário que um aluno pode obter. O valor preponderante de um doutorado é o resultado de uma pesquisa original feita sobre algo novo, essa Tese de Doutorado pode ser sobre doenças humanas, nova economia, novas tecnologias, entre muitos outros temas.

Vantagens

Existe o máximo em excelência acadêmica, os professores de doutorado são professores do mais alto nível acadêmico e profissional, que fazem estudos de doutorado e abrem portas do mundo acadêmico e de consultoria, pois os doutores em sua área de estudos estão mais preparados para assumir funções que lhes permitem orientar outros em sua vida acadêmica.

Desvantagens

Possui um foco mais teórico do que prático, ao contrário do mestrado, seu design é para um perfil acadêmico, a sua duração é longa, pois os estudantes do tempo integral têm 3 anos para a apresentação da tese de doutorado. Para os estudantes de meio período, possui 5 anos para elaborar e defender a sua tese, seus custos são caros para estudar e elaborar a pesquisa que deve ser feita.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Você já decidiu qual especialização você quer fazer?

Se quiser mais informações sobre como estudar na Rússia, você pode inscrever-se em nosso newsletter e receber gratuitamente o artigo intitulado sobre como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagen de Alexa_Photos vía Pixabay.com bajo licencia creative commons.