Escolher uma carreira universitária é um acontecimento importante na vida de qualquer pessoa, é como se casar, sendo o início de uma nova etapa com grandes mudanças, para os quais em algumas oportunidades, não estamos preparados ou não sabemos como lidar com isso, mas realmente escolher uma carreira universitária é uma decisão similar com a de se casar?. Neste artigo saberemos se isso é verdade.

Não deve ser feita sob pressão

Escolher uma carreira universitária é uma decisão totalmente pessoal e ao igual a de se casar, não deve se feita sob pressão, quer dizer , mesmo que seja importante escutar a opinião de alguém como a dos seus pais ou de outra pessoa de confiança, é uma escolha que deve ser feita de forma individual, sendo que muitas vezes podemos nos sentir totalmente despreparados para dar esse passo ou por simplesmente querer trocar o ramo de estudo ( uma graduação diferente).

Requer compromisso

Ao nos casarmos, assumimos compromisso com outra pessoa, enquanto que ao escolher cursar uma universidade, estamos adquirindo um compromisso com nós mesmos; é necessário ser responsável, pontual e dedicado se desejamos que  a ‘’relação’’ (neste caso com os estudos) saia a frente de forma positiva. Se não formos capazes de cumprir com essas obrigações e deveres, dificilmente poderemos finalizar com tempo nossos estudos (e ter boas notas).

A adaptação é necessária

Ao começar uma vida a dois, é necessário passar por um processo de adaptação a fim de conhecer e adequar-se a uma nova rotina. Da mesma forma acontece com os estudos universitários, é necessário ajustar-se ao novo estilo de vida; ainda mais se vamos estudar em um país diferente, isso inclui: ter novos horários , conhecer pessoas diferentes, experimentar novas comidas, estar em outro clima, suportar maiores níveis de exigências acadêmicas, enfim são uma série de situações onde pouco a pouco vamos nos adaptando até que conseguimos que façam parte do nosso dia a dia.

É um relacionamento de longo prazo

Ninguém se casa com a intenção de se separar em pouco tempo, é por isso que devemos ter certeza no momento de escolher a pessoa adequada para dar esse grande passo; assim também  é o processo de escolher um curso universitário, a ideia e não ir de universidade em universidade ou de curso em curso, até encontrar o que seja ideal para nós, sendo que estaríamos desperdiçando tempo e recursos, se não escolhermos com sabedoria qual de todas as opções adapta-se melhor à nossa vocação, gostos e possibilidades; para poder nos sentir à vontade desde o início das aulas e com a certeza que essa será a profissão  na qual queremos nos dedicar.

Pois de certa maneira, escolher uma carreira universitária, tem semelhanças  com um matrimônio e da mesma forma que você dá esse grande passo a nível pessoal, você deve escolher uma profissão que fará parte tanto da sua vida profissional, como também da vida pessoal e hoje existem cursos pré-matrimoniais, sendo recomendado buscar uma assessoria para esclarecer as nossas dúvidas.

Qual a sua opinião sobre essas decisões? Você já escolheu a profissão que você quer seguir?

Se você quiser mais informações sobre como estudar na Rússia, você pode se inscrever em nosso newsletter e receber grátis o artigo sobre como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagen de TeroVesalainen vía Pixabay.com bajo licencia creative commons.