Às vezes acreditamos que iniciar a etapa universitária, pode ser difícil por não conhecer muitas pessoas, ainda mais se for estudar em um país diferente do nosso, com outra cultura e outro idioma, no entanto isso não é verdade. Neste artigo vamos falar sobre dez conselhos para se fazer novas amizades na universidade.

Sair da zona de conforto

Nosso primeiro conselho, é relacionado com deixar a timidez para trás, é importante levar em conta que, assim como você também haverá muito mais pessoas que sentem que não estão no lugar certo, que tem medo, que não se sentem seguras nesse novo lugar, então você deve deixar de lado a timidez e se atrever a conversar com seus novos colegas de aula ou pessoas que frequentam os mesmos lugares que você, seja no café ou na biblioteca, etc. O nosso segundo conselho: sair da zona de conforto, entre em um clube, faça algum esporte diferente que sempre teve vontade, mas nunca teve coragem de começar, matricule-se em aulas de dança, enfim, saia da rotina e experimente novas atividades onde você possa conhecer gente nova e fazer novas amizades.

Trabalhos sociais

Há muitas pessoas que possuem os mesmos interesses que nós, por isso procure um clube ou uma ONG que apoie suas causas, e por que não criar uma? Você pode iniciar uma organização de apoio aos animas de rua, ou para as pessoas desabrigadas, grupos de leitura para crianças, enfim, são muitas as possibilidades de fazer novas amizades dessa forma e também fazer o bem para a sua comunidade.

Trabalho de meio período

Como quarto e quinto conselho, recomendamos que você procure um trabalho de meio período, pois pode ajudar você a conhecer mais pessoas além de ser uma renda extra, ou também você pode optar por uma bolsa de trabalho, caso a universidade ofereça esse benefício, de tal forma que você possa trabalhar dentro da própria universidade.

Sinceridade acima de tudo

Quando você conheça uma pessoa, tente mostrar-se como é, sem adotar aparências ou interesses falsos, deixando de lado a inveja ou comportamentos fingidos. O melhor é você se mostrar da maneira mais genuína possível pois essa é uma qualidade que as pessoas sabem agradecer e é o que permitirá criar vínculos sinceros, isso significa também mostrar nossos pontos negativos pois no final das contas, ninguém e perfeito e temos que aceitar tanto nossas virtudes quanto  nossos defeitos.

Tenha interesse pela arte

Como oitavo conselho, podemos dizer que o intercâmbio cultural sempre permite conhecer gente nova e crescer pessoalmente, você pode fazer muitas contribuições ensinando sobre seu país de origem e também aprender muito mais do lugar onde você está, além disso você pode participar de grupos de: gastronomia, dança, história entre outros.

Grupos de estudo

Se reunir com colegas da sua sala e se preparar para as provas é uma forma muito simples de conhecer gente e fazer amigos e ao mesmo tempo uma forma de reforçar os conhecimentos aprendidos. Outra forma de conhecer pessoas vinculadas com estudo é você se matricular em aulas particulares ou cursos de nivelamento que também ajudam você a consolidar o que vê nas aulas. E se você é uma pessoa que domina completamente alguma matéria em especifico, você pode se oferecer para dar aulas a outros estudantes de níveis inferiores.

Qual conselho você acrescentaria a nossa lista para fazer novas amizades?

Se você quiser mais informações sobre como estudar na Rússia, você pode entrar em contato conosco ou escrever a sua dúvida abaixo (nos comentários).

Imagen de Free-Photos vía Pixabay.com bajo licencia creative commons.