Quando os jovens estrangeiros chegam a Rússia, começa o processo de adaptação, devem começar a controlar seus sentimentos, pois a grande distância que os separa de seus familiares influencia no seu estado de ânimo e no rendimento acadêmico, com o passar dos dias começam a se acostumar com o clima e com a prática, melhoram cada vez mais o idioma, mas como conseguir uma vida social na universidade russa com jovens que possuem costumes diferentes? Hoje trazemos cinco conselhos para que você coloque em prática assim que começar a universidade:

Pontualidade

Às vezes, a pontualidade para os latino-americanos é um pouco difícil de cumprir, mas na Rússia é importante que você cumpra com os horários, pois a impontualidade é algo que não é bem visto, nas universidades os professores podem proibir que você entre em sala de aula caso chegue um ou dois minutos após o início da aula, e caso você combine algo com seus amigos russos não ficará bem que você chegue atrasado.

Roupas em sala de aula

É importante ter em mente que, quando você estiver em sala de aula, você não deve tirar a roupa de inverno, pois para eles é uma falta de respeito com o professor que você tire o casaco enquanto ele está dando aula, alguns professores proíbem a entrada na sala de aula com esse tipo de roupa, e melhor que você tome suas precauções e evite passar um mau momento com o professor e com seus colegas.

Mesas de estudo

Embora as mesas tenham sido feitas para que você coloque seu material de estudo e faça suas anotações de forma adequada, na américa latina as vezes passa pela nossa cabeça sentar na mesa enquanto conversamos com nossos colegas de aula, e não há ninguém que reclame disso, mas na Rússia isso é visto como algo ruim, se o professor não se der conta , qualquer colega seu irá reclamar.

Cumprimentar com a mão

Ao encontrar seus amigos na faculdade ou na rua, você deve lembrar que é uma falta de respeito cumprimentar com a mão usando luvas, então mesmo que você sinta muito frio e tenha que cumprimentar alguém com a mão, você terá que tirar a luva, isso demonstrará o respeito que você tem pela outra pessoa.

Grupo de amigos

Para que você aprenda o idioma da forma correta, o ideal é que você ouça e fale com frequência, quando você começar a formar seu grupo de amigos verifique  que os integrantes não sejam todos latino-americanos, nas universidades russas chegam jovens do mundo todo, será uma experiência muito produtiva se você fizer amizade com colegas de diferentes países e que falem uma língua diferente da sua.

Tudo influência no momento de se relacionar com as pessoas, desde seus costumes até o tom com que falam com você, é muito comum que no início os latino-americanos se sintam incomodados quando um russo levante a voz enquanto esteja falando com você,  mas eles não estão gritando, é o jeito deles, aos poucos você vai se adaptando. Se atreva a viver essa aventura cheia de conhecimentos e intercâmbios culturais, além disso você poderá visitar lugares incríveis dentro e fora da Rússia.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Você quer ser o próximo estudante a viajar para a Rússia?

Se você desejar mais informações sobre como estudar na Rússia, você pode inscrever-se em nosso newsletter e receber de forma gratuita o nosso artigo intitulado sobre como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagen de SPOTSOFLIGHT vía pixabay.com bajo licencia creative commons