Cursar uma graduação, continuar com uma pós-graduação, ou aprender uma língua é sempre um processo muito gratificante que traz grande satisfação. É por isso que escolher uma faculdade para estudar, é tão importante tanto a nível profissional como pessoal, a Rússia anualmente recebe uma grande quantidade de estudantes devido à grande variedade de universidades, por isso vamos conhecer alguns fatores para levar em conta e facilitar o processo de seleção de uma universidade na Rússia.

A graduação e o idioma

Um dos pontos mais importantes para escolher a universidade, é saber se oferecem a graduação que queremos cursar. Podemos gostar muito de uma universidade especifica, mas se não oferecerem a graduação que queremos, não será a adequada, por sorte na Rússia há uma grande variedade de universidades com um amplo leque de graduações para cursar. Outro ponto importante é o idioma, o tempo de estudos inclui o tempo correspondente a Faculdade de Letras, porém há algumas graduações que podem ser cursadas em inglês ou francês, caso você domine algum desses idiomas, poderá escolher uma universidade onde o curso esteja disponível nesses idiomas. Para mais informações sobre o idioma russo, você pode ler nosso artigo antigo, intitulado Como posso falar Russo?

Qualidade na educação

As universidades russas são conhecidas pela sua excelência no ensino, possuem um nível reconhecido em diferentes rankings internacionais, além da tradição e trajetória acadêmica destacada. Por isso pesquisar as listas das melhores universidades e visitar os blogs das universidades para saber as opiniões dos estudantes é uma boa forma de conhecer a qualidade da universidade.

Programas para estudantes estrangeiros

É muito diferente ir estudar em outro país sem o apoio e o suporte de uma instituição ou associação que ofereça toda a acessória necessária para a gestão dos estudos ou simplesmente em casos inconvenientes. É por isso que é interessante escolher uma universidade que possua algum programa para estudantes estrangeiros. Na Rússia, as universidades têm faculdades preparatórias para estrangeiros. Para mais detalhes, você pode ler o nosso antigo artigo intitulado Entenda como funciona a Faculdade Preparatória na Rússia

Requisitos

É importante cumprir com os requisitos que as universidades solicitam para a matricula, por isso devemos pesquisar quais são os requisitos principais para entrar na universidade que desejamos estudar. É fundamental estar com os documentos atualizados para a inscrição e para a viagem.

Assessoria especializada

Diante de qualquer dúvida ou consulta sobre como estudar na Rússia, o mais importante é buscar assessoria com instituições especializadas que tenham informações reais e conheçam muito bem o processo de educação. A recomendação é buscar informações em associações como ALAR que conta com a trajetória e conhecimento necessário para oferecer ajuda aos estudantes para chegar a sua meta de cursar uma graduação na Rússia.

Informação

Quanto mais informações você tiver sobre a universidade, onde fica localizada, o clima, as aulas, etc. Mais simples será tomar uma decisão sobre qual é a melhor opção, por isso pesquisar é a melhor opção, tanto por meios oficiais como em blogs universitários onde os próprios estudantes comentam sobre suas experiências e opiniões sobre o sistema de educação.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Você gostaria de estudar na Rússia?

Se você desejar mais informações sobre como estudar na Rússia, você pode entrar em contato conosco ou escrever a sua dúvida abaixo (nos comentários).

Imagen de Tumisu Pixabay.com bajo licencia creative commons.

2 replies to "Sete conselhos para escolher uma universidade na Rússia"

Bom dia AYA.
      Muito obrigada pelo seu contato. Meu nome é LIA sou representante da ALAR
      Na verdade se você optar por estudar em russo , necessita saber o russo , a ALAR tem uma capacitação do idioma russo disponível a nossos clientes , são 8 módulos de idioma russo on line no total de 320 horas que te leva a um nível A1.
      Mas se você optar em estudar em inglês , alguns cursos são ministrados nesse idioma , mas você precisa ter um conhecimento intermediário a avançado.
      O latim não é necessário.
      Estou a disposição.

• aya

Olá, meu nome Aya, estou com projetos de fazer graduação não Rússia, adorei o artigo, porém tenho dúvidas, pois falo muito pouco inglês, pesquisando também vi que além do inglês, Russo, também é preciso do latim?