O prêmio Nobel é concedido todos os anos a pessoas que pesquisaram ou fizeram descobertas, que se tornaram contribuições importantes para a humanidade, entre os países que ganharam este Prêmio Nobel, está a Rússia com 38 títulos em diferentes categorias, incluindo economia, literatura, paz, química, medicina e física, na continuação compartilharemos quais são os russos que ganharam o prêmio Nobel de Física.

Ígor Tamm

Ígor Tamm foi um físico soviético formado na Universidade de Moscou, que dividiu o Prêmio Nobel de 1958 com o físico Pável Cherenkov e com Illiá Frank, porque juntos desenvolveram um trabalho de pesquisa e explicaram o Fenômeno da Radiação Cherenkov cuja radiação é do tipo eletromagnético produzido por partículas eletricamente carregadas que nesse meio viajam a velocidades maiores que a da luz.

Nikolái Básov

O físico soviético Nikolái Básov se dedicava a pesquisas na área de eletrônica quântica e graças a seus importantes resultados, ganhou o Prêmio Nobel do ano de 1964, que dividiu com o físico soviético Aleksandr Prójorov, nascido na Austrália, filho de russos e formado na atuação Universidade de São Petersburgo (antigamente Universidade de Leningrado). O Prêmio Nobel também foi compartilhado com o físico americano Charles Hard Townes. Eles conseguiram ser os vencedores do prêmio graças ao que desenvolveram a maser e o laser.
Conheça outros graduados da Universidade de São Petersburgo em nosso artigo anterior, intitulado 5 Famosos graduados na Universidade de São Petersburgo

Zhorés Alfiórov

Zhorés foi um político e físico russo, ganhador do Prêmio Nobel do ano 2000 graças aos seus trabalhos na área de semicondutores, pois ele criou heteroestruturas em eletrônica e física, no qual hoje em dia é um elemento muito importante na hora da transmissão por fibra ótica, o que aumenta o armazenamento de dados assim como também melhora a sua leitura. Essa grande contribuição faz parte do avanço da tecnologia LED e na fabricação de microcomponentes eletrônicos. Dirigiu o centro de pesquisa da Universidade de São Petersburgo e faleceu em março de 2019.

Áleksei Alekséyevich Abrikosóv

Foi um físico russo, formado pela Universidade de Moscou e ganhador do Prêmio Nobel de Física no ano de 2003 graças à sua contribuição para a teoria dos superfluidos e dos supercondutores. Foi professor da Universidade de Gorki, atualmente Nizhni Nóvgorod, também foi professor na Universidade de Illinois e professor no Reino Unido na Universidade de Loughborough.

Vitali Guínzburg

Foi um físico e astrofísico formado pela Universidade Moscou, professor da Universidade de Gorki, atualmente Nizhni Nóvgorod, escreveu artigos de ciências e livros, seu trabalho era desenvolvido em matéria condensada, astrofísica e plasma, ele ganhou o Prêmio Nobel de Física em 2003 graças as suas contribuições na teoria dos superfluidos e supercondutores.
Para mais informações, você pode ler nosso artigo anterior, intitulado Prêmio Nobel de Física 2003: uma grande obra de 3 físicos russos

Qual a sua opinião sobre esse assunto?  O que você acha dessas contribuições para a humanidade?

Se você desejar mais informações sobre como estudar na Rússia, você pode entrar em contato conosco ou escrever a sua dúvida abaixo (nos comentários).

Imagen de MRO Saavedra vía Flick.com bajo licencia creative commons.