Hoje conheceremos o testemunho de Freddy Velásquez, engenheiro financeiro que viajou de Santa Cruz na Bolívia, para realizar o mestrado em administração de negócios na Indústria de Gás e Petróleo.

Meu nome é Freddy, sou da Bolívia de Santa Cruz, vim para a Rússia faz dois meses, comecei estudando primeiro o idioma russo, para depois seguir para a cidade de Moscou. Na Universidade de Gubkin, quero estudar o mestrado em administração de negócios na Indústria de Gás e Petróleo.

Porque você escolheu estudar na Rússia?

Eu escolhi estudar na Rússia, porque vi que é um país muito grande, é uma potência mundial e ao mesmo tempo também é muito desenvolvido na área de pesquisa e ciência. Como no meu país não consegui encontrar um mestrado mais específico em hidrocarbonetos e petróleo, também vi os custos, comparei os custos de estudar no do meu país com relação a Rússia e vi que era acessível, e assim decidi estudar nesse país.

Como você descreve o gerenciamento da ALAR?

A ALAR (Bolívia) sempre esteve atenta as ligações que eu fiz, as perguntas que enviei, e-mails, telefone, eles sempre me atenderam muito bem, não tenho uma queixa sobre eles, tudo foi bem planejado de acordo com o programa que estabelecemos.

Em qual universidade você está estudando a língua russa?

É um requisito primordial saber o idioma, obviamente para poder fazer um mestrado, no meu caso, antes de tudo, eu estou aprendo a língua russa na Universidade Agroindustrial de Belgorod, escolhi essa opção porque é mais rápido, o custo da moradia é bem acessível e a cidade é bem tranquila, a universidade onde eu moro também é bem tranquila e sempre fomos muito bem tratados.

Muitos duvidam que seja possível chegar tão longe. O que você acha sobre isso?

No começo não acreditavam, pensavam que era conversa, que não era verdade, porém com o tempo fui seguindo o passo a passo da programação e eles viram que era verdade o que eu estava fazendo, pois eu tinha todos os meus documentos prontos com a ajuda da ALAR, eu tinha passaporte, tinha carta uma carta convite, então eles viram que não havia volta, tiveram que aceitar e muitos ficaram surpresos pois não acreditavam, porque é um país que fica muito longe, onde tudo é totalmente diferente e agora estou aqui.

O que você pode nos contar sobre o” albergue” estudantil durante a sua estadia na universidade?

Vivemos aqui em quatro estudantes, divididos em dois quartos sendo dois em cada quarto, nós temos o nosso banheiro, compartilhamos um chuveiro, sanitários e a cozinha também. São todos mobiliados, com escrivaninha cama, guarda roupas, posso dizer que é um conforto que todos gostariam de ter, tem água quente e fria, nunca tive uma reclamação a fazer.

No vídeo a seguir, você pode assistir a entrevista completa com a Freddy Velásquez Robles.

Qual a sua opinião sobre esse artigo? Você gostaria de estudar na Rússia?

Se você desejar mais informações sobre como estudar na Rússia, você pode entrar em contato conosco ou escrever abaixo a sua dúvida (nos comentários).