Viver na Rússia pode ser relativamente barato para estudantes universitários, isto se deve à combinação de uma série de fatores relacionados ao custo de vida e a certas políticas governamentais que favorecem estudantes nacionais e internacionais. Abaixo mencionamos as principais razões pelas quais os preços na Rússia são baixos para estudantes universitários.

Habitação acessível

Na Rússia existem basicamente dois tipos de alojamento para estudantes universitários: residências estudantis e alojamentos privados.

As universidades russas oferecem alojamento estudantil a preços baixos em comparação com outros países, sendo um dos maiores benefícios para os estudantes. Geralmente, estas casas estão localizadas dentro do campus universitário e são subsidiadas pelas universidades e pelo governo russo, o que lhes permite ter preços acessíveis para estudantes nacionais e estrangeiros.

Caso os estudantes prefiram alugar moradia fora do campus, podem optar por outras alternativas como moradia particular, porém esta alternativa exige um certo tempo (diário) para deslocamento até a universidade (já que muitas residências particulares não ficam próximas ao campus); . universidade), além de tender a ser uma alternativa mais cara em comparação à moradia universitária.

Os preços da habitação privada em Moscovo e São Petersburgo tendem a ser mais elevados, enquanto no resto das cidades da Rússia os preços tendem a ser mais baixos.

Custo de vida moderado

De modo geral, o custo de vida na Rússia não é tão alto. Acima de tudo, levando em consideração que os estudantes devem arcar sozinhos com os custos de alimentação, transporte e lazer.

Os preços dos alimentos na Rússia são mais baixos nos supermercados e nos mercados locais. Algumas universidades subsidiaram refeitórios onde os estudantes recebem refeições de baixo custo.

Quando se trata de transporte público, é econômico e eficiente. Os estudantes têm descontos em trens, ônibus e metrô, reduzindo ainda mais os custos mensais. Em cidades como Moscou e São Petersburgo, um cartão de transporte estudantil custa menos de US$ 10 por mês.

É importante ressaltar que as cidades fora de Moscou e São Petersburgo têm um custo de vida mais baixo. Cidades universitárias como Kazan, Nizhny Novgorod, Samara e Krasnoyarsk oferecem boa qualidade de vida a preços acessíveis para estudantes, com menores custos de aluguel, alimentação e transporte.

Educação acessível

As universidades russas têm mensalidades baixas, especialmente para estudantes estrangeiros. Da mesma forma, existem programas de bolsas e subsídios do governo russo, além de vários programas que ajudam a reduzir ou evitar o endividamento estudantil, tornando a educação ainda mais acessível para todos.

Por que é tão barato para um estudante universitário viver na Rússia?

Valor da moeda local e inflação controlada

O valor do rublo (moeda local) em relação a outras moedas, como o dólar ou o euro, faz com que os preços pareçam mais baixos para os estudantes internacionais que recebem apoio financeiro dos seus países de origem.

Apesar das flutuações económicas, a Rússia mantém um custo de vida moderado e controlado, especialmente nas cidades mais distantes da capital, uma vez que, tal como na maioria dos países do mundo, viver na capital ou nas principais cidades é um pouco mais caro do que viver em outras cidades do interior do país.

Descontos para estudantes

Os estudantes na Rússia recebem descontos em diversos serviços, desde transporte público até atividades culturais, museus, cinemas e teatros. Esses descontos têm como objetivo tornar a vida estudantil mais acessível financeiramente.

Assistência médica gratuita

Os estudantes internacionais têm acesso a serviços médicos gratuitos em instituições médicas estatais, reduzindo despesas médicas, que noutros países representam um custo considerável.

A combinação de moradia subsidiada, baixos custos de alimentação e transporte, mensalidades acessíveis, bolsas de estudo do governo e custo de vida moderado tornam a vida na Rússia uma opção acessível para estudantes universitários. É importante destacar que estes preços acessíveis fazem parte dos esforços da Rússia para atrair estudantes estrangeiros e fortalecer as suas universidades, posicionando-se como um destino de ensino superior globalmente competitivo.

O que você acha sobre esse assunto? Você sabia de tudo isso sobre o custo de vida e de estudar na Rússia?

Se quiser mais informações sobre como estudar na Rússia, entre em contato conosco visitando o link a seguir.