Postagem hjNós brasileiros somo um povo muito aberto e receptivo (salvo a exceção), e por isso estamos acostumados a falar alto, abraçar as pessoas de forma mais calorosa, a falar sem formalidades com quem não conhecemos e em alguns casos chamar de amigo alguém que acabamos de conhecer. O Brasil tem esta fama de ser um povo caloroso em qualquer lugar do mundo, por isso somos bem aceitos em praticamente todos os lugares que chegamos. Este forte aspecto brasileiro faz com que ele não esteja tão acostumado a diferenças culturais e ache estranho quando não acontece uma recíproca dos seus gestos.

Muitas vezes ouvimos brasileiro falar que os europeus são frios. E se comparados aos brasileiros em sua maioria são. Porém, esta frieza muito mais é reflexo cultural do quê falta de vontade de ser amigável. Não podemos negar que a cultura de um país influencia no comportamento do seu povo, percebemos isso no comportamento de um indivíduo diante de coisas simples do dia a dia, quer seja um abraço ou um simples “Como você está?”. O povo russo, por exemplo, é em sua maioria muito mais reservado que os brasileiros, mas tão amigáveis quanto nós quando veem que há confiança e tempo para estabelecer uma amizade.

De qualquer forma o ideal é entender as diferenças e saber respeitar o espaço de cada pessoa. Sempre que chegamos a um lugar que não estamos tão familiarizados devemos observar bastante, entender a cultura do país que estamos conhecendo, ver qual melhor forma de abordar, o que não se deve fazer em determinadas situações e acima de tudo demonstrar interesse em conhecer e aprender sobre eles. No caso dos russos, demonstrar interesse pela sua cultura e admiração pelo país é sempre um ótimo cartão de visitas para quem está chegando à Rússia. Então já sabem, existem diferenças e o ideal é saber entender cada uma delas e tirar proveito das afinidades, conhecer estrangeiros é muito bom, sempre é um grande aprendizado e quando se trata do povo russo a experiência é formidável.

1 Response to "Devemos entender diferenças no comportamento entre russos e brasileiros"

• Lenzi

Por alguma razão, é muito popular ir para Rússia e estudar mesmo medicina. Mas eu veio a estudar engenharia, porque isto é mais perspectivo e barato do que na Europa. Estou a fazer um curso na ITMO University em São Petersburgo.

No início era difícil, essencialmente aprender língua, e o clima também não me agradava. Mas posteriormente se acostumava, encontrei muitos amigos (aqui não há muitos estudantes de Brasil, por isso, sou quase uma estrela).

Na ITMO há um programa de estudo compartilhado com universidades europeias, por isso, em breve vou para Alemanha e em resultado vou ter dois diplomas, um dos quais será europeu.

Por acaso, atualmente, a moeda local (rublo) embarateceu um pouco, por isso, aqui a vida quotidiana tornou-se muito mais vantajosa para estrangeiros. Muitas coisas são significativamente mais baratas do que no Brasil.