O Diretor da ALAR (Jorge Cieza de León) teve a oportunidade de viajar para Rússia e entrevistar a estudante Stefanía Mercado (Equador) que se encontra realizando sua graduação em medicina na Universidade Estatal de Medicina de Saratov (SGMU).

Como está se sentindo morando na Rússia Stefania?

Bom, já faz 7 meses que estou aqui, na cidade de Saratov, o bom deste lugar é que as coisas ficam bem perto, se trata de uma cidade envolvida em muita cultura, onde se pode aprender muito também. A universidade fica bem próxima, apesar de não haver metrô existe um meio de transporte parecido com bondes elétricos e outros similares é dessa forma que as pessoas se transportam e como tudo fica bem perto chega-se rápido a qualquer lugar.

O melhor de tudo é poder se mobilizar, principalmente no inverno…

O inverno (para que não tem conhecimento sobre o clima local) é muito frio e difícil, leva algum tempo para se adaptar a ele, mas no final se você souber se agasalhar muito bem pode suportar o frio e se deslocar de um lugar para outro sem maiores problemas.

Me falaram sobre a alegria da primavera

Bom, de fato é algo maravilhoso, pois após tantos meses vendo apenas o branco da neve de repente, de um dia para o outro, tudo fica verde e aquilo que não víamos e nem conhecíamos agora podemos ver e testemunhar que é algo muito bonito. A partir desse momento podemos sair na rua sem todos aqueles agasalhos pesados, ficamos mais soltos, livres e podemos conhecer melhor a cidade.

Eu comentava que… havia observado neste grupo, o fato de serem muito unidos, como dizia a doutora, parece que estão se relacionando bem, creio ser muito importante ressaltar isso, geralmente são vários estudantes que veem de muito longe (agora médicos que começarão a cursar suas especializações) e não sabem o que ocorrerá, etc. e … é um belo grupo que que se formou aqui.

O importante, basicamente, é que procuramos trabalhar em equipe, ajudamos uns aos outros, somos sinceros, porque aqui não temos família e a única família são as pessoas ao nosso redor e somos todos latinos, apesar das nossas virtudes e erros temos que estar sempre unidos em equipe e dando o melhor de nós mesmos, como latinos sempre.

Que bom, para mim é muito reconfortante ouvir isso, a maturidade do grupo, onde há doutores e você que é licenciada… o que você nos sugere que repassemos a nossos amigos médicos que estão vindo para cá.

Bom, o importante é que saibam primeiramente que não vão representar uma família, nem um mercado, etc., mas vão representar um país e por isso devem dar o melhor de si. Em segundo lugar que se dediquem ao idioma, pois é algo que exigem muito de nossos esforços… assim seria bom praticá-lo bastante a cada dia, a cada minuto, estudando-o muito, pois leva tempo adaptar-se ao mesmo, porém é um idioma bonito de se falar, quando você começa a utilizar as palavras que as pessoas lhe ensinam na rua, você se sente muito feliz, porque essa é a única maneira que você vai ter para se comunicar durante o tempo em que estiver morando em qualquer cidade Russa.

No seguinte vídeo você pode assistir a entrevista completa:

Se deseja saber mais sobre como estudar medicina na Rússia (ou realizar uma especialidade médica na Rússia) pode entrar em contato conosco ou se desejar poderá escrever sua dúvida na parte de baixo (seção comentários).