Hoje vamos conhecer o médico Jeferson Gaitán (Colômbia), que viajou para Rússia através da ALAR, onde se encontra cursando uma especialidade médica na área de Anestesiologia na Universidade Noroccidental de Medicina “Mechnikov” (SPBMAPO) em San Petersburgo:

Eu conheci a ALAR na Internet procurando oportunidades de especialização e, dessa forma, encontrei a ALAR, onde me informei sobre a educação na Rússia e todo o processo para entrar neste país, e a partir daí tomeia decisão de vir para a Rússia, tendo em conta o alto nível de educação, experiência, qualidade e credibilidade (tanto na América, Europa e Ásia; além de possuir ótimas relações com esses sistemas educacionais), por isso, decidi vir me especializar aqui.

Desde que conheci a ALAR, eles me forneceram todas as informações sobre residências médicas e especializações, a duração de cada especialização, e ainda prestaram apoio total antes, durante e após a viagem, auxiliando-me em todos os trâmites, e tirando todas as minhas dúvidas, durante o processo, sobre: o visto, a universidade, o modo de vida aqui, referente ao idioma e outras coisas, constantes na página do guia do estudante, que foram importantes para nós quando chegamos.

Como você tem sido tratado pelos professores e colegas russos?

A Rússia é um país completamente diferente de nossos países da América Latina, em meio a seriedade russa há uma grande bondade, temos sido bem recebidos desde que chegamos aqui, os professores e o ambiente universitário tem colaborado muito nisso, os professores são pessoas muito dedicadas a sua profissão e a colaboração deles não somente se baseia no lado acadêmico, mas também em outros aspectos, tais como conhecer a cidade, o povo e este país maravilhoso, muito bonito, com uma cultura muito rica e de valores muito bons, se trata de um país que deve ser conhecido, embora existam coisas que são bem diferentes da nossa cultura são muito interessantes também.

Teve problemas para homologação do seu título na Rússia?

Quando chegamos à Rússia, uma das coisas que temos que fazer era a homologação do título acadêmico, geralmente se recomenda que este processo seja feito assim que chegar ao país, pois este procedimento pode demorar um pouco (de médio a longo prazo) e como não se sabe quanto tempo vai durar o processo (por isso é aconselhável que se faça logo ao chegar) nós colombianos usamos a vantagem de ter convênio educacional com a Rússia, ou seja, todo título universitário válidos na Colômbia ou na Rússia são equivalentes, isto significa que o meu diploma de doutor é válido na Rússia, da mesma forma que os diplomas Russos são válidos na Colômbia, além disso conheci amigos do Peru, Equador e México, que não tiveram nenhum inconveniente na homologação dos seus títulos.

Como foi sua experiência com o aprendizado do idioma russo? É difícil de aprender?

O russo é um idioma que exige muita dedicação, estudo e disciplina, não se trara de uma língua fácil, porém com disciplina e entrega se pode aprendê-lo, mas é possível que isso se torne um grande desafio para você (como tudo que é novidade) devido a forma de como se escreve, porque a letra é diferente, tornando a aprendizagem totalmente nova, mas fazendo do processo algo bastante interessante.

Que conselho daria para um estudante ou um profissional que deseja aprender o idioma russo?

Antes de viajar, eu recomendo se matricular em algumas aulas de russo, por exemplo; um curso básico servirá inicialmente para a comunicação, a adaptação da escuta e um pouco de escrita em língua russa.

No final dos estudos na Rússia o médico ou qualquer outro profissional terá alguma obrigação legal ou laboral para com o país?

O profissional já graduado não terá nenhuma obrigação legal de permanecer na Rússia no final dos seus estudos, ou seja, ao concluir os seus estudos ninguém terá nenhuma obrigação legal ou trabalhística para com o país, podendo retornar livremente ao seu país de origem ou para qualquer outro sem nehum impedimento.

Você recomenda ALAR?

Claro que eu recomendo a ALAR, embora existam várias alternativas para viajar para a Rússia além dela, na ALAR encontramos uma empresa séria, comprometida e que sempre nos apoia, se tornando assim muito importante em todo o processo de viagem para cá, especialmente quando não se conhece o idioma e não se sabe nada sobre o lugar, esta empresa oferece todo o suporte necessário, não apenas com informações mas com contatos a nível educacional. Eu a indico aos meus colegas médicos que pensam em fazer uma especialização neste país, pois a Rússia gerencia seu sistema educacional com excelente padrão de qualidade, além do mesmo ser totalmente diferente dos de outros países, uma vez que preza categoricmente pela disciplina e comprometimento e além disso abre suas portas a todos estudantes estrangeiros e especialmente aos latino-americanos.

No vídeo abaixo você poderá assistir esta entrevista na íntegra:

Se você quer saber mais sobre estudos na Rússia, pode se increver para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuito ao nosso boletim gratuito intitulado: Estudando para uma graduação ou pós-graduação na Rússia.