Hoje vamos conhecer Bianka Yabar (Peru) que se encontra cursando Economia Mundial na Universidade Estatal Tecnológica de Bélgorod.

O que motivou a escolher a Rússia para continuar seus estudos?

Eu sempre quis viajar para outro país para seguir com os meus estudos e aprender um novo idioma, e a Rússia é uma opção bastante acessível para mim, uma vez que os custos são muito baixos em comparação com o Peru, onde eu estava estudando até descobrir a ALAR e todas as vantagens oferecidas por ela, naquele momento não tive dúvidas e acabei vindo para cá.

Como soube da ALAR?

Eu tinha um amigo que estava estudando aqui e foi passar as férias no Peru; ele me falou que estava estudando aqui na Rússia e perguntei-lhe «como conseguiu isso?»… fiquei surpresa com suas explicações sobre como foi fácil todo o processo através da ALAR , então, acabei viajando até Lima para saber maiores detalhes no escritório da mesma e após chegar na Rússia percebi que haviam muitas pessoas que também tinham vindo estudar através da ALAR e acabei ouvindo histórias de outras empresas que prestam este mesmo serviço e que não haviam sido honestas com os seus clientes, por isso recomendo totalmente a ALAR porque já atua a muitos anos neste serviço, e conta com muitas pessoas já formadas em Medicina que vieram estudar na Rússia através dela e principalmente pelo fato dos reitores daqui já estarem familiarizados com esta maravilhosa empresa (ALAR).

Por que você escolheu A Universidade Estatal Tecnológica de Bélgorod?

Porque é uma universidade muito acessível economicamente, por ser uma das melhores da região, por constar no ranking das melhores universidades da Rússia e, ainda, porque alguns dos meus professores do ensino médio me recomendam vir estudar a Economia Mundial aqui.

É difícil aprender o idioma russo?

Como já se sabe existem 3 maneiras de estudar o idioma russo (em momentos diferentes) eu fiz um curso longo, pois desejava estar mais segura de aprender realmente a língua, etc…, Se trata de um outro alfabeto, mas aconteceu que já faz dois meses que quando caminho pelas ruas da cidade entendo quase tudo que falam e isso não tem sido difícil para mim. Quando eu estava no Peru, pensava… Consigo me virar bem com o inglês, como será com o russo … que é uma língua completamente diferente, porém, quando cheguei percebi que os professores ensinam passo a passo (do zero) e através de um método genial, porque eles só falam em russo, devido à necessidade urgente que seus alunos têm de aprender a língua.

Antes de sua viagem a Rússia, você assistiu as aulas on-line de idioma russo oferecidas pela ALAR? Teve algum benefício com essa preparação?

Cheguei sozinha a Rússia, não vim com mais ninguém e meus companheiros de ensino médio eram todos colombianos, eles não sabiam absolutamente nada de russo, no entanto, comecei a estudar através do curso on-line oferecido pela ALAR, conclui este curso de dois meses e aprendi o básico, o que me ajudou bastante. Recomendo que aprendam o alfabeto e que leiam também em russo, pois existem muitas palavras semelhantes e conhecendo o alfabeto e as palavras mais comuns (aquilo que é mais necessário) você acaba aprendendo tudo. Fiz o curso disponibilizado pela ALAR o que me ajudou bastante, pois obtive uma ideia geral do que é a língua russa.

Como é o clima em Belgorod?

Em todos os lugares há aquecimento, agora que começou o outono estamos com 10 graus de temperatura e em casa me sinto muito bem, mesmo de pijama, não há problemas porque existe aquecimento e o clima fica bem agradável. Entretanto, quando precisar sair a pessoa deve se agasalhar, obviamente, pois é uma situação diferente, mas em todos os lugares há aquecimento e não existe problema, você poderá estudar aqui normalmente. No início foi difícil, porque eu sentia frio, mas as pessoas se acostumam a isso, basta simplesmente se agasalhar adequadamente e pronto.

Veja o vídeo completo da entrevista a seguir (idioma espanhol):

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Estudar uma Graduação ou Pós-graduação na Rússia.