Como vimos em nosso artigo anterior, intitulado 7 razões para não ter medo de estudar na Rússia, é comum sentir medo quando nossos filhos vão fazer uma viagem de estudos no exterior. Uma das principais perguntas feita por muitos pais ou responsáveis, nesse momento, é: A Rússia é um lugar seguro para meu filho(a) estudar? Neste artigo daremos ênfase aos aspectos relacionados com a segurança que a Rússia proporciona aos estudantes universitários estrangeiros:

Processo de seleção

O processo de seleção das universidades russas exige de todos os estudantes estrangeiros um registro detalhado (para avaliar o nível de responsabilidade do indivíduo) além da exigência de não apresentar antecedentes criminais e judiciais, o que garantirá um ambiente estudantil futuro mais seguro, onde os estudantes possam ter companheiros de estudos que não tenham problemas com a lei (ou mau comportamento), isto diminui consideravelmente os comportamentos negativos ou más influências dentro do campus universitário.

Residências estudantis

As moradias estudantis permitem aos jovens poderem viver de forma tranquila e segura, como vimos em nosso artigo anterior, intitulado Vivendo na Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN/PFUR), tais residências ficam dentro do campus universitário o que permite aos alunos não precisarem percorrer longas distâncias para chegar a sua sala de aula. Os quartos contam com capacidade para 2 ou 3 estudantes e estão equipados com mobiliário, camas, mesas, cadeiras, máquinas de lavar e local para passar roupas. Além disso, em cada prédio existem salas especiais para estudos.

Sistema de vigilância e segurança

As universidades russas se preocupam muito com a segurança de seus alunos, por exemplo, nas moradias estudantis da Universidade Russa da Amizade dos Povos é necessário utilizar um passe eletrônico para poder entrar no prédio, todas os andares estão equipadas com câmaras de vigilância (toda informação recolhida segue para o escritório de vigilância e controle que funciona 24 horas), além disso, são realizadas periodicamente simulações de incêndio (os edifícios estão equipados com extintores de incêndio, detectores de fumaça e saídas de emergência), também é importante destacar que a maioria das universidades contam com um posto policial o que contribui consideravelmente para reforçar a segurança nos locais públicos, dentro do mesmo campus.

Centros de alimentação e lazer

No campus universitário, existem todos os tipos de atividades para que os estudantes possam relaxar, exporem suas ideias e expressam suas criatividades. Além de eventos e piscinas esportivas existem outras atividades recreativas (cada conjunto de moradias organiza suas próprias atividades): torneios de xadrez, concursos de culinária, competições de dança, etc… Existem diversas atividades ao longo de todo o ano e inclusive durante as férias.

Dentro das instalações das universidades russas existem várias cafeterias, restaurantes e bares. A praça de alimentação da universidade apresenta uma boa variedade de refeições, mas também há a possibilidade de cozinhar na residência estudantil, cada conjunto de moradias tem sua própria cozinha (em alguns casos há uma cozinha para cada 2 ou 3 quartos, enquanto em outros dispõe-se de uma cozinha para um andar inteiro).

Conclusão

Como podemos ver, as moradias universitárias possuem um bom sistema de segurança, conforto e entretenimento que garantem ao estudante poder se estabelecer muito bem dentro do ambiente universitário.

Se você tem qualquer pergunta ou dúvida sobre como estudar na Rússia pode se inscrever para receber a nosso boletim informativo e ter acesso ao nosso artigo intitulado Estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagem de Fr Maxim Massalitin através do Flickr.com sob licença de creative commons.