Manual Asmat (Peru), egresso da Universidade Estatal de Belgorod, atualmente muitos profissionais latino-americanos que se formaram em diferentes universidades da Rússia estão ocupando cargos importantes em negócios, empresas ou organizações. Nadia Bednenko (ALAR) pergunta a Manuel Asmat sobre o processo de reconhecimento do seu diploma universitário russo no Peru.

Ao regressar ao Peru você teve alguma dificuldade para validar o diploma russo e poder ter acesso ao mercado de trabalho sem qualquer problema?

Boa pergunta… falarei especificamente do Peru, embora em muitos países o processo seja similar e em alguns deles é até mais fácil. No Peru, quando cheguei com meu diploma, havia alguns procedimentos prévios que você precisava fazer ainda estando na Rússia (A universidade lhe indica quais são os procedimentos), a ALAR também lhe orienta em como cumprir esses procedimentos e lhe diz claramente: você tem que fazer isso, compre sua passagem, vá até Moscou, etc. Você pode até mesmo anotar os procedimentos, inclusive eu me lembro de ter feito isso e, nesse momento você já dominará a língua russa, então poderá fazer esses procedimentos sozinho mesmo.

Em alguns casos a própria universidade faz todo o processo e lhe entrega toda a documentação já pronta para que você simplesmente vá até a embaixada carimbá-la… Assim que chegar ao seu país (terá que revisar os procedimentos), no Peru você deverá fazer a convalidação, deverá levar seu diploma, pagar o valor correspondente, esperar um mês e receber um papel onde está escrito: «você pode exercer sua profissão aqui no Peru» simples assim, acredito que o mais difícil que fiz foi fotografar e sair bem na foto (risos), isso foi mais difícil que obter o certificado.

E seu trabalho no Peru?

Outra boa pergunta, eu tive minha primeira experiência de trabalho no Peru, trabalhando para o Estado (peruano) e para conseguir isso existia um grande problema: se você não tem seus documentos em dia não pode trabalhar para o Estado… então eu fui com os documentos que me deram e me inscrevi para uma vaga no Estado e em pouco tempo já estava trabalhando. Existe um porém, eu sou colegiado, não basta ser licenciado, também é preciso ser colegiado, que é um procedimento exigido no Peru para que você possa assinar projetos (documentos oficiais), sou colegiado, pertenço ao colegiado de economistas de Lima e até agora tudo tem corrido sem nenhum tipo de problema.

E onde você trabalha agora?

Atualmente estou trabalhando em uma construtora brasileira multinacional chamada Odebrecht, falando nisso… tiver uma grande vantagem para entrar nessa multinacional, porque tinha um diploma (título) de outro país, para você ver como isso abre as portas para você.

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.