A UNN foi o primeiro Instituto de ensino superior de Nizhny Novgorod, uma universidade com 100 anos de tradição, que após a fusão com o Instituto Politécnico de Varsóvia ganhou a status de Universidade, tornando-se assim a primeira Universidade no Estado Soviético.

Conta com as faculdades de: Biologia, treinamento militar, física aplicada, matemática computacional e cibernética, história, relações internacionais, estudantes estrangeiros, matemática, física da radiação, ciências sociais, gestão e empreendedorismo, física, cultura física e do desporto, filologia, finanças, química, economia, direito, educação profissional continuada, e preparação da carreira.
A UNN sempre dá prioridade à inovação e pesquisa pioneira, ficando assim reconhecida por ter pesquisas realizadas para atender às necessidades da sociedade e do Estado.

Em 2009, Universidade Estadual de Lobachevsky Nizhni Novgorod foi concedido o estatuto de prestígio da “Universidade Nacional de pesquisa» pela decisão do Governo russo.

Em 2013 a Universidade Estadual Lobachevsky de Nizhni Novgorod (UNN), em conjunto com 14 universidades russas, foi escolhido pelo governo russo a ser um participante de 5-100 Projeto de excelência das academias Russas, esse projeto destinado a apoiar programas de melhoria de competitividade mundial das universidades. O objectivo da UNN de acordo com este Projeto é para ser um dos principais centros de pesquisa e educação em todo o mundo.

Além disso a UNN prestigia o prazer de Prêmio Nobel, um sendo recebido pelo ex-chefe do Departamento de Rádio Propagação de Ondas da Faculdade de Radiofísica (1945-1961), e o outro, a indicação de um ex-aluno da Universidade Estadual de Química de Lobachevsky Nizhni Novgorod.

Aqui apresentamos algumas fotos de eventos e aulas relizadas dentro da UNN, exibindo melhor os métodos de ensino, onde é utilizado os excelentes laboratórios para colocar em prática todo o ensino adquirido na sala de aula.

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuitamente ao nosso artigo intitulado Estudar uma Graduação ou Pós-Graduação na Rússia.