Hoje conheceremos o engenheiro boliviano Nelson Calatayud, que se encontra na Universidade Aeroespacial de Samara cursando o mestrado de «GNSS posicionamento, algoritmos e aplicações» em inglês.

Porque você decidiu estudar na Rússia?

Eu estava acompanhando um amigo que se candidatava a uma bolsa de estudos, e por acompanha-lo algumas vezes certo dia na sede da ALAR me preguntaram: você é profissional? Respondi: sim sou engenheiro de sistemas, em seguida me disseram: você não quer viajar para a Rússia? Falei: É claro.. e acabei levando meus documentos e enfim, estou aqui. Digo que não foi eu que vim atrás de uma bolsa, foi a bolsa que que veio até mim.

Qual a sua opinião sobre o trabalho da ALAR?

Eles nos orientaram muito bem, nos mostraram todas as opções que tínhamos, e isso foi o suficiente para decidirmos vir para cá.

O que lhe motivou a estudar na Universidade Aeroespacial de Samara (SGAU)?

Agora Bolívia faz parte do boom dos satélites, pois recentemente (a cerca de dois anos, se não me engano) enviou um satélite ao espaço. Sabe-se, então, que o governo boliviano está planejando construir um novo satélite, e esse assunto despertou o meu interesse em trabalhar na construção e manutenção de satélite ou algo relacionada a isso.

Os estudantes como você que estudam inglês, recebem algum material específico da área para a aprendizagem do idioma russo?

Fazemos um curso de inglês, denominado inglês acadêmico, que se trata de um inglês técnico (voltado para engenheiros) e também estamos fazendo um curso de russo, mais básico (apenas para coisas simples, como ir ao supermercado, por exemplo).

É difícil aprender o idioma russo?

É difícil, mas não impossível. Para começar, o alfabeto não é o mesmo que usamos, então começamos praticamente do zero, alfabeto, números, cores; mas não é algo impossível.

Existe algum tipo de discriminação por parte das pessoas de Samara em relação aos latinos?

Na América Latina, temos a impressão de uma Rússia mostrada nos filmes, onde os russos são da máfia, são frios, porém ao chegar aqui percebemos que eles são pessoas normais como nós, e me acolheram muito bem.

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuitamente ao nosso vídeo e artigo intitulado Estudar uma Graduação ou Pós-graduação na Rússia.