Cada país possui estereótipos sobre sua própria cultura criadas em outros países. No caso da Rússia você pode relacioná-la facilmente ao Kremlin, Praça Vermelha, Catedral de São Basílio, as matrioshkas (bonecas de madeira de diferentes tamanhos), vodca e o ballet clássico. Assim, você pode se perguntar: como é viver na Rússia e como são seus costumes e tradições? Por isso, lhe convidamos a ler o artigo Como se comemora o ano novo na Rússia?, no qual você poderá observar características muito particulares de uma tradição russa em particular.

A seguir falaremos sobre uma de suas mais antigas tradições. A Rússia costuma celebrar a Maslenitsa, que é conhecida como «Semana da manteiga», realizada este ano de 2016 na semana de 07 a 13 de março. A origem desta tradição é pagã, mas se mantem viva desde o princípio do cristianismo até a atualidade, comemorando a despedida do inverno e a chegada da primavera.

Durante este período de tempo, as pessoas consomem pratos à base de produtos lácteos, pois ao entrar na Quaresma ortodoxa há um período de jejum destes produtos até a chegada da Páscoa da Ressurreição. Entre esses pratos se encontra o «bliný» ou panqueca, considerado o prato principal desta celebração, e ele é acompanhados de mel, frango, carne, caviar, geleia ou outras opções; representando o sol e um novo ciclo para a natureza.

No decorrer da celebração da Maslenitsa os russos costumam se reunir em parques ou praças, se fantasiarem, participarem de eventos culturais alusivos à celebração, patinar sobre o gelo, comer doces, cavalgar em direção ao sol, visitar os parentes do cônjuge e se alimentarem-se de blinis, confeccionarem bonecas de palha na segunda-feira para queimá-lo no domingo e pedirem perdão aos familiares e amigos, por qualquer ofensa do passado. Você pode clicar no link do categoría cultura russa os principais costumes russos, no qual ficará sabendo mais sobre atividades e atitudes relacionadas ao modo de pensar da sociedade russa e também conhecerá algumas de suas festividades.

Estudantes latinoamericanos em Belgorod, celebrando a Máslenitsa

Os latino-americanos se adaptam muito bem às tradições russas, sem perder suas raízes, durante seu período de estudos na Rússia. Isso leva a um enriquecimento cultural mútuo e a uma maior integração entre todos os envolvidos por ambas as culturas, pois os russos e estrangeiros mostram o que há de melhor em suas respectivas culturas. Para os estudantes com menos de um ano de estadia na Rússia, a Maslenitsa foi sua primeira experiência com a qual conseguiram interagir com outras pessoas, sem deixar de lado seus círculos de amizade.

Illiany Jiménez, Dra. mexicana estudante de especialização em São Petersburgo, fez uma boneca de palha

Na Rússia os estudantes da América Latina e de outros países realizam seus divertidos encontros próximo as universidades onde estudam, no centro histórico (dependendo da cidade onde estiverem vivendo) ou áreas de bosques, perto de cidades, para organizarem jogos (como escultura de balões ou cabo de guerra), danças (alguns grupos de alunos preparam coreografias com as canções do Festival), atividades musicais (por exemplo, karaokê) e desfrutam coletivamente do preparo e comilança de blinis, criação de bonecas artesanais de palha e queima da melhor boneca de palha no domingo, além de pedir perdão àqueles a quem se tenha ofendido de alguma forma durante o ano.

Sergio Braga, Eng. Mexicano, estudante de Mestrado da Universidade Aeroespacial de Samara, com seus amigos de estudo

Se você deseja estudar na Rússia e aprender mais sobre este país, bem como suas opções de estudo, pode se inscrever para ter acesso gratuitamente ao nosso vídeo e artigo intitulado Estudar una graduação ou pós-graduação na Rússia.