Uma das preocupações dos estudantes que vão para as Universidades, são as acomodações, quartos, alojamentos, enfim, o espaço em que o aluno disporá pelo período de tempo em que estiver estudando, pois apesar do estudante não ter muito tempo de ficar no quarto, ainda sim é um aspecto que preocupa pais e alunos.
Algumas universidades dispõem de alojamento já dentro da Universidade, facilitando a vida do estudante, e dando segurança a família.

A Universidade de Samara é uma dessas universidades, essa dispõe de moradia dentro da Universidade, por um preço de aproximadamente US$ 20,00 por mês.

Perguntamos a um de nossos estudantes que está lá há quase um ano quais são as condições do alojamento, pois ninguém melhor para dar informações verídicas que alguém que convive no dia-a-dia no ambiente, e obtivemos algumas respostas:

Coordenadora: Queria saber como são as acomodações da Universidade de Samara.

Estudante (Walter): Se os quartos são divididos, se tem banheiro dentro, enfim alguns detalhes. Cada andar tem dois lados, e cada lado tem uma cozinha e uma lavanderia (no mesmo andar)

Os quartos são sempre para 2 ou 3 pessoas, nunca vi quartos com 1 ou quatro estudantes. A cada 4 quartos temos 1 banheiro com chuveiro e box e 2 pias no corredor.

Coordenadora: As acomodações são novas?

Estudante (Walter): Não, as acomodações são antigas, mas os banheiros são limpos apesar de bem antigos. É como um hostel, aqui chamamos de Общежитие.

Esses são alguns detalhes das acomodações da Universidade de Samara, claro que as condições variam de universidade para universidade, assim como os preços.

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Como estudar uma Graduação ou Pós-graduação na Rússia.

Imagem de Aleksandr Zykov através de Flickr.com sob licença creative commons.