Hoje conheceremos um pouco mais sobre o sistema de navegação para automóveis WayRay desenvolvido pela Skolkovo. Este sistema de navegação visualiza em tempo real o tráfego e pode ser instalado em qualquer veículo. Sua iluminação se ajusta conforme as condições de visibilidade, o sistema passa da teoria à prática e suas vantagens são evidentes.

Vitali Ponomariov (diretor e fundador da WayRay) explica que decidiram criar um simulador para melhorar a interface de usuário e mostrar como funciona a visualização do sistema instalado em um automóvel, permitindo assim demonstrar todas suas vantagens, para que as pessoas entendam que esta forma de navegação é, na verdade, a mais conveniente por não distrair o motorista.

Grande parte do trabalho de desenvolvimento do WayRay fica sob a responsabilidade do Instituto de Física Lebedev, não há necessidade de se falar da grande experiência do Instituto no que se refere a tecnologias a laser, onde um dos grandes desafios consiste em reproduzir a imagem 3D sobre uma tela plana que se projete a uma distância de até 20 metros à frente do veículo. Andréi Putilin (Chefe do laboratório do Instituto de Física Lebedev) tem ajudado a equipe da WayRay a superar algumas das barreiras práticas e científicas.

No minuto 04:03 do vídeo se explica que o segredo consiste em uma película holográfica, que funciona essencialmente como uma tela 3D sobre o para-brisa; o 3D ou imagem estereoscópica, é o que move o ponto focal a partir do para-brisa ao infinito efetivamente sobrepondo a imagem sobre o caminho à frente.

Você pode ver o vídeo completo do programa no seguinte link:

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

1 Response to "Tecnologia de ponta: Sistema de navegação inteligente para automóveis na Rússia (WayRay)"