O mundo da arte é um palco global que encerra muitos aspectos socioculturais, desde as tradições, mudanças políticas, música, literatura, poesia, dentre muitos outros que caracterizam e compõem o universo das artes.

Quando falamos sobre arte, muitas pessoas pensam logo em pintura, escultura ou qualquer obra arquitetônica; neste aspecto, a Rússia é imensamente rica naquilo que signifique conter arte em suas veias, já que esta nação tem sido o berço de grandes artistas; inclusive em ramos artísticos como poesia, música, teatro e dança.

A arte é saber tocar a alma de quem nos observa através das interpretações mais emocionantes que já tenham visto, isto é conhecido como uma estética, que faz a obra interagir com o seu público, formando uma harmonia onde é possível emanar sentimentos de identificação ou não com a mesma. Aqueles que acreditam que a arte é o mundo mais livre que possa existir para se desfrutar e expandir os horizontes, encontram-se com inteira razão; por isso, escolher uma graduação voltada para o campo das artes é algo que jamais deixará de ser significativo para quem se permite a oportunidade de vivê-la.

Talvez não se tenha tanta razão quando se associa a arte a um mundo de loucura, todavia a arte não é mais que uma porta aberta à mundo de encanto, crescimento, criatividade, onde somos crianças eternamente, pois o conhecimento que pode ser obtido dentro do universo das artes é ilimitado; já que passeando desde os primórdios de nossa história como raça, até os dias atuais, encontramos inúmeros acontecimentos importantes que ocorreram através das artes.

Para os artistas e estudantes de arte, se abrem inúmeras portas jamais imaginadas para um universo de conhecimentos infinito, pois se trata de emaranhado de redes que se interligam dando vida ao que observamos, nos deixando maravilhados. Desde as notas musicais que se fundem com os movimentos de uma dançarina até o momento particular captado pelas lentes de uma câmera fotográfica onde se revela em tons de preto e branco um sentimento de saudade até mesmo na pessoa mais fria. Este é um exemplo magnífico do que se pode fazer e criar com a arte.

Existem muitos cursos universitários que nos permitem crescer e adentrar ao mundo das artes, como o design que se divide em inúmeros campos de atuação como: historiadores, dançarinos, músicos, curadores de arte, filósofos das artes. Não é segredo que o contexto nos faz querer aprender muito mais ainda, e isso acontece na Rússia, pois nesse país para onde você gire seu olhar verá uma primorosa manifestação da arte.

Ainda mais tendo como característica peculiar do seu povo, o zelo e perfeição inerentes as suas ações; que transmitem sensação de segurança e acima de tudo, garantem uma formação eficaz para quem buscar uma oportunidade de estudar em seus berços de conhecimento. Não é segredo que a cultura russa é caracterizada como precisa e capaz em suas performances, algo que já foi tratado em um artigo publicado anteriormente.

Onde posso estudar arte na Rússia?

Você tem dúvidas sobre graduações de arte na Rússia? Se tiver perguntas a respeito de como estudar arte na Rússia, pode entrar em contato conosco ou deixar seu comentário mais abaixo (secção de comentários).

Imagen de Badger 23 via Flickr sob licença creative commons

3 replies to "Estudando uma graduação de Arte na Rússia"

• […] conhecer o que a Rússia tem a lhe oferecer no mundo da arte, através de profissionais capacitados disponíveis nas mais renomadas instituições de ensino […]

• admin

Prezada Maria Cecilia, lamentavelmente não temos o curso porum mes de teatro, contamos com o curso de cinema todos os verões na Escola de cinema de Moscou e alguns mestrados na Universidade De Arte e Cultura de Bélgorod , como por exemplo:A arte da música e teatro.
      SE desejar mais informações entre em contato ou verifique a nossa página no seguinte link :http://www.universidades-rusia.com/index.php/es/2013-01-09-19-30-55/programas-y-costos.
      Saudações.

• Maria Cecília Silveira

boa noite! Gostaria de saber se teria curso de teatro de um mês em época de férias em São Petersburgo? E em qual Universidade?
      Obrigada.