Quando estudamos em um país que tem uma cultura diferente da nossa, precisamos entender que devemos passar por um processo de adaptação, que muitas vezes nos exigirá muito tempo e esforço para alcançarmos nosso objetivo (que é ficar preparado para viver em tal país e concluirmos nossos estudos com êxito). Hoje falaremos sobre as críticas, as quais, em muitos casos, podem desempenhar um papel de «adversidade» em nosso processo de adaptação, e ainda compartilharemos alguns pontos que devem ser levados em conta ao fazer (ou receber críticas) em outro país e sua relação com o processo de adaptação:

Analisando a nossa personalidade

É importante que antes de criticar o ambiente de um país estrangeiro (ou tentar dimensionar o quão fácil ou difícil é se adaptar a esse ambiente) olhemos primeiramente para nós mesmos fazendo as seguintes perguntas: Eu sou uma pessoa sociável? Tenho a capacidade de adaptação? Sou uma pessoa responsável? Sou um bom estudante? Tenho o hábito de sempre reclamar? Eu sou uma pessoa positiva ou negativa? Todas estas perguntas são importantes, pois nos ajudarão a nos conhecermos melhor. Lembre-se que a nossa personalidade influenciará de forma considerável em nosso processo de adaptação a um país estrangeiro.

Criticando o nosso próprio país

Alguns estudantes estrangeiros têm o «mau costume» de criticarem seus países de origem. Embora seja possível que em tais países existam certos problemas que desejamos compartilhar, discutir ou comentar com outras pessoas, devemos ter em mente que fazendo isso estaremos demonstrando uma imagem negativa deles aos nossos companheiros e amigos estrangeiros. Em muitos casos, em vez de se «sair bem», com outras pessoas de nosso novo entorno social, acabamos «muito mal» pois é possível que os ouvintes de nossas queixas não entendam realmente os problemas do nosso país (ou não se interessem por isso) e, talvez, apenas se lembrem da nossa atitude negativa, que pode ser encarada por muitos como desleal, pois existe um ditado diz que: «falar mal do nosso país é como falar mal da nossa própria família».

Criticando o país onde estamos

Criticar um país estrangeiro (no qual estamos vivendo ou estudando) é contraproducente, pois cria um ambiente negativo (além de demonstrar a nossa falta de adaptação social), tudo isso irá gerar dificuldades no momento de nos ambientarmos a tal país, influenciando de forma negativa no nosso processo de adaptação. Para evitar este tipo de comportamento, simplesmente devemos aceitar o fato de estarmos em um país diferente, com uma cultura diferente, bem como, procurarmos olhar para as coisas positivas desse país (ao invés de olhar somente para as negativas).

Criticar = receber críticas

Existe um princípio fundamental nestas frases: «para receber, primeiramente é necessário doar» ou «uma pessoa só pode colher aquilo que semeia» ou «devemos tratar os outros como gostaria que os mesmos nos tratassem». Existem muitas pessoas que se sentem «ofendidas» (ou não gostam) quando alguém fala mal delas ou de seu país de origem, no entanto, geralmente quem sofrem essas críticas são pessoas tem o indesejável costume de fazer o mesmo.

Vamos supor que estamos estudando na Rússia e que todos os dias criticamos tanto russos (pessoas) como o país em geral (Rússia),  o mais provável é que criemos um clima negativo o qual nos impedirá de cumprirmos com o nosso objetivo de nos graduarmos na Rússia. Quando alguém critica outra pessoa (ou outro país) automaticamente aumenta significativamente as chances dessa pessoa receber críticas do seu interlocutor. Embora as críticas da pessoa que ofendemos não sejam imediatas, é possível que sejam feitas algum tempo depois (nosso interlocutor poderá não gostar de algo que dissermos e isso ficará gravado em sua mente e poderá retaliar em uma futura conversa). Tudo isto gera um efeito negativo a médio e longo prazo. Quem não quer receber críticas não deve criticar os outros.

Estas são apenas algumas dicas que se devem ser levadas em conta no momento em que se pretender fazer alguma crítica estando no exterior. Para saber mais sobre como estudar na Rússia, você pode entrar em contato conosco ou escrever sua dúvida mais abaixo (secção de comentários).

Imagem de Galo Naranjo via Flickr.com sob licença creative commons.