Embora seja verdade que desde há muitos anos, quando se iniciou a vida em nosso planeta, o homem tem feito a diferença em comparação ao restante dos seres vivos que habitaram o universo; e algo que nos distingue dos mesmos é o uso da razão para melhorar o nosso ambiente, evoluir, avançar, até aos nossos dias.

Mas, como se tem feito registro de todos estes feitos do homem ao longo de sua existência? Aí que entra a história, é através dela que se transcende, se transmite, e se leva a informação de uma geração para outra. A história nos permite um registro dos acontecimentos mais importantes, que marcaram o antes e o depois do surgimento da humanidade.

Desde os primeiros povos da pré-história, que mesmo desconhecendo o uso da escrita ou de armas de proteção e sobrevivência, deixaram vestígios dos seus estilos de vida através das pinturas rupestres que nos descrevem a perfeição como foi o modo de vida, o dia a dia da época. E isso foi apenas o começo, avançando na história logo encontramos os gregos e romanos que marcaram uma profunda mudança na sociedade através de suas guerras e da introdução da arte da filosofia, com os escritos de seus grandes mestres como Sócrates, Platão, Homero, Hesíodo, entre muitos outros.

Passamos igualmente na mesma linha do tempo, a vida de Jesus, que estabeleceu a maior religião professa atualmente no mundo, o cristianismo; também encontramos, na história, os monarcas que tiveram uma linhagem estendida através de todo o mundo, seja de origem basca, inglesa, espanhola, africana, latino-americana, enfim, uma parte da história que nos deixou grandes proezas e nos permitiu saber de acontecimentos descritos por ela.

Outro aspecto, tem sido o avanço científico que continuou com a chegada da revolução industrial, o comércio e o intercâmbio multicultural (que permite a conexão entre as pessoas ao redor do mundo). Outra foi a época negra da história, como as guerras mundiais, que nos deixaram grandes prejuízos, mas também contribuíram sendo um exemplo que permite a humanidade saber se está ou não seguindo os mesmos passos.

A história nos permite saber como o ser humano tem se comportado desde os seus primórdios, entender como chegou ao estilo de vida quotidiano que conhecemos atualmente, consequentemente nos dá a oportunidade de explorar a fundo, o desenrolar da vida ao longo do tempo, como chegamos a conhecer e criar tudo o que temos nos dias atuais, a forma de pensar do ser humano desde a sua criação, o que o levou a realizar o que ele tem feito até agora. Então, lhes convido a conhecer e explorar o mundo através da história.

Imagine poder conhecer e criar conexões entre eventos ocorridos com milhões de anos de diferença, mas que se complementam ou parecem entre si. Ou se aprofundar na busca de um sentido para a vida, estudar sobre as criações que causaram grandes impactos na humanidade. Como doutores em história poderemos ter acesso a um conhecimento que nos permitirá ir a fundo no estudo na vida humana como a conhecemos hoje.

Você deseja estudar história e fazer isso conhecendo um novo país?

Então, esta é a sua grande oportunidade, descubra o mundo da história na Universidade Estatal de Kazan (KFÜ), que lhe oferece a oportunidade de cursar uma graduação de história, entre outras opções, ou conheça outras universidades e cursos oferecidos pela Rússia através do nosso site.

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, entre em contato conosco ou escreva sua pergunta mais abaixo (seção comentários).

Imagens de Nikoniano via Flickr.com sob licença da creative commons