Hoje conheceremos a Grécia Hernandez, uma estudante mexicana que viajou para a Rússia para fazer o curso de verão «Explorando o Património Russo: Idioma Russo, Literatura, História e Economia» oferecido pela Universidade Politécnica de San Petersburgo.

Porque você se interessou em viajar para a Rússia?

Quando eu estava no ensino médio escutava um grupo musical do grupo chamada t.A.T.u, formado por duas garotas, uma canadense e outra russa. A Rússia também começou a chamar a minha atenção através dos filmes americanos que sempre contam com um mafioso russo, e fiquei curioso sobre o que existe na Rússia, o que oferece, onde poderia aprender seu idioma, sua história. Então, viajar para lá me permitiria conhecer de uma forma mais próxima o país, sua cultura e tudo mais.

Como tomou conhecimento da ALAR?

Eu tive aulas de russo em Guadalajara, México; e estava conhecendo alguns programas de intercambio também, quando um companheiro me falou sobre esta associação latino-americana… foi quando entrei em contato com eles para saber como funcionava o processo e toda a papelada.

A atenção prestada por eles foi maravilhosa, muito profissionais, me orientaram durante todo o processo, todas as dúvidas, confirmações, em tudo. Realmente, eu os recomendo em 100%.

Do que trata o curso de verão que você escolheu?

O programa do patrimônio russo trata sobre como seguir vendo a gramática no que se refere ao idioma, mas o que me chamou muito a atenção são os dois cursos sobre negócios, um focado em economia internacional para a Rússia e outro sobre cultura e ambiente nos negócios. Isso me ajudará muito na minha carreira na minha graduação no México, que é Comércio Internacional.

Você já havia estudado o idioma russo antes?

Bom, eu tenho apenas o básico, o elementar, que inclui a leitura básica como o alfabeto, números, meses, frases comuns, é muito elementar o que manejo do idioma russo.

Claro que é muito pouco tempo para aprendê-lo, mas a ideia para ir além é praticá-lo, conhece-lo de cara e retornando ao México continuarei com meus estudos desse idioma.

O que você diria aos jovens que estão planejando viajar para a Rússia?

Bom, os incentivaria, é óbvio. Custa tempo e esforço ir atrás de seus sonhos, e algumas ilusões, por isso as pessoas devem ser constantes. Constante na busca de apoio, saber como se faz e se deseja viajar para a Rússia de verdade que faça tudo pelo seu sonho. E bem, quando voltar, lhes contarei tudo o que vivi ali.

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever sua pergunta mais abaixo (seção de comentários)

Imagem da ALAR – Estudos na Rússia