Hoje conheceremos o engenheiro Nelson Calatayud, que nos falou sobre as suas experiências como estudante estrangeiro de mestrado «GNSS, posicionamento, algoritmos e aplicação» na Universidade Aeroespacial de Samara, na Rússia.

Como tem sido sua experiência na Universidade Aeroespacial de Samara, na Rússia?

Olá! Bom a experiência tem sido muito favorável, muito importante, apesar da cidade ser muito pequena e somos apenas três bolivianos dentro da Universidade.

Também existem poucos latinos em Samara, deve ser cerca de 30 latinos na cidade, mas estamos muito bem «risos», porque somos «raros» na cidade «risos», pois faz uns 10 anos que a cidade praticamente não tinha visitantes estrangeiros, então, eles nos olham como que dizendo: como conseguiram entrar aqui? «risos»… mas a experiência tem sido muito agradável. Já vimos como se fabricam os foguetes, armas, helicópteros, tudo relacionado a armamento, mas efetivamente, há partes da Universidade que são de acesso restrito aos profissionais russos.

Como os bolivianos são recebidos em Samara, na Rússia?

Bem, nós crescemos com o estereótipo russo apresentado pelos filmes americanos, o vilão, mafioso, sério; e embora, não sejam tão espontâneas como os latinos, tive a oportunidade de visitar a casa de alguns amigos russos, temos compartilhado boas experiências e tenho sido bem tratado aqui.

Como é estudar na Rússia?

A universidade nos tem fornecido todos os livros, nos passar muita informação através da internet, há uma plataforma como todas as disciplinas do mês, podemos nos preparar com antecedência sobre o que veremos no próximo curso e por aí vai. Os professores são eminentes, por exemplo, tenho um professor que trabalha na NASA e a maioria deles são conhecidos no âmbito aeroespacial.

Vocês chegaram a ver os equipamentos aeroespaciais?

Claro que sim, conhecemos os foguetes, transbordadores, astronautas “risos”, ou seja, vimos uma cidade aeroespacial e realmente é normal encontrar um cosmonauta, conversar com eles, enfim temos acesso a tudo isso através da universidade, interagindo com as pessoas. Existem museus onde podemos apreciar em detalhes tudo relacionado ao tema aeroespacial.

Como tem sido sua experiência com a ALAR?

Bom, tudo tem sido como nos informaram a princípio, quando buscávamos informações de sobre como estudar na Rússia, por exemplo, na chegada ao aeroporto fomos recebidos por um grupo de pessoas. Imagine o que é chegar a outro país, onde não se fala a sua língua, não é fácil, nos deram total apoio desde o princípio. Ficamos alojados em residências estudantis compartilhadas por duas ou três pessoas por quarto. De fato, a cidade de Samara é muito mais econômica que a Bolívia em todos os aspectos.

Qual é a quantia aproximada de gastos mensais?

Fica entre 100 e 200 dólares por mês basicamente, isso também dependerá do que fizer lá, de suas atividades fora do âmbito acadêmico.

O que você pode dizer àqueles que desejam viajar a Rússia para estudar?

Bem, eu diria a todos os estudantes que venham, pois, a Rússia nos abre as portas, é uma bela experiência, muito agradável e o custo não é elevado como pensam, é muito barato e acessível estudar aqui.

Se deseja saber mais sobre como estudar na Rússia você pode entrar em contato conosco ou escrever a sua dúvida mais abaixo (seção comentários).

Imagem da ALAR – Estudo na Rússia