Um dos maiores medos de estudantes que tem interesse ou já estão a caminho de um intercâmbio é o novo idioma. Muitos estudantes acabam definindo seu destino por causa do idioma, o que torna os países que tem a língua inglesa como idioma principal serem os campeões de intercâmbio. Entretanto trazemos hoje aqui algumas informações sobre o idioma russo que pode clarear muito a mente de muitos interessados.

O russo é a língua oficial da Rússia, pertencente à família linguística indo-europeia. Também é um dos idiomas oficiais da Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, bem como o idioma preponderante de facto nos países não reconhecidos da Transnístria, Ossétia do Sul e Abecásia. Além disso, o idioma russo também está entre as seis línguas oficiais da organização das Nações Unidas.

Muitos são sabem, mas o idioma russo tem um grande de domínio sobre diversas áreas, como por exemplo, mais de um quarto da literatura científica do mundo é publicado em russo, atualmente é a segunda língua mais popular da Internet. Além de ter se tornado referência no mundo dos sistemas de comunicação mundiais (transmissões, comunicação aeroespacial, etc.) devido aos anos de guerra fria.

Além disso, o alfabeto russo pode ser usado em diversos sistemas de codificação de caracteres, projetado implementado pelo governo russo para servir como a codificação padrão, porém ainda usado em sistemas operacionais.

O idioma russo, também é hoje uma grande vantagem competitiva, principalmente para os interessados em ingressar nos setores de petróleo, frigorifico ou setor bancário (internacional).

Isso sem contar A literatura russa é particularmente rica e inclui célebres escritores de diversos períodos, como Alexandre Pushkin, Nikolai Gogol, Fiodor Dostoiévski, Leão Tolstói, Anton Tchekhov, Máximo Gorki, Vladimir Maiakovski e Boris Pasternak.

Falando um pouquinho mais sobre o idioma russo em si, ele é dividido em três os gêneros gramaticais: masculino, feminino e neutro, e possui apenas três tempos verbais, assim como o inglês: presente, passado e futuro, sem as diversas variantes, e tempos verbais menos extensos do que as línguas latino-americanas.

Claro que o idioma exige muita dedicação e bastante estudo, mas quando se visa os diversos benefícios trazidos dessa aprendizagem, é facilmente visível o quanto vale a pena a dedicação.

Além disso, a maioria das Universidades com qual a ALAR possui parceria, oferecem as Universidades Preparatórias, que trazem toda uma prévia sobre os estudos, e te inserem na cultura russa.

Trouxemos uma profissional, Elvira Kim, Doutora em história pelo Instituto de Estudos do Oriente da Academia de Ciências da Rússia, professora do Celim pela Universidade Federal do Paraná para falar um pouco mais sobre esse idioma tão temido e esclarecer a mente dos estudantes que tem interesse, e daqueles que ficam temoroso devido ao idioma.

Assista ao vídeo, e obtenha mais informações que podem ser muito importantes na hora da sua decisão, e se ainda estiver dúvidas, procure nossos consultores.

Você gostaria de ter mais informações sobre as diferentes oportunidades de estudos ofertadas pela ALAR?

Se quer saber mais sobre como estudar na Rússia, você pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Como Estudar uma Graduação ou Pós-graduação na Rússia.

Imagens de Paula Villaescusa Vicente via Flickr.com sob licença creative commons