Ao falar de filosofia podemos imaginar Platão e Sócrates, de quem estudamos na escola ou universidade, relembrarmos os grandes pensadores como Santo Agostinho, Descartes, Aristóteles, Hume, Kant e muitos outros que podemos citar durante toda a história da civilização.

A filosofia é a ciência que interage com o pensamento do homem, seu ser interior, sua alma, com seus conflitos internos e externos. Em alguns casos nasce como o desejo de conhecer, mergulhar, se aprofundar no pensamento e no vago mundo das ideias, com dizia Aristóteles; se submergindo na busca do pensamento racional e analítico, no porquê de o homem fazer o que faz, de pensar da forma que pensa e na busca da origem, da motivação destas ideias.

Sócrates falava que homem deveria fazer nascer o conhecimento, isto é, cada um possui um conhecimento prévio que deve emergir conforme as circunstâncias se lhe apresentem; algo como dar à luz a ideias. Aristóteles dizia, que as ideias existiam por si mesmas e que afluíam de tempos em tempos conforme o homem necessitasse delas.

O universo filosófico é grande e vasto, possui infinitas hipóteses que conseguem despertar a racionalidade mais profunda dentro daquele que procura conhece-lo, é como adentrar-se a um mundo paralelo desconhecido; saber como pensavam e como chegaram aqueles homens a escrever grandes tratados sobre o pensamento humano. Então, como não ter interesse em conhecer um mundo tão promissor como o da filosofia, eis algumas razões para isso:

Despertará sua curiosidade para o mundo

Ao estudar a filosofia, você poderá conhecer mais sobre textos que nos mostram como era o pensamento antigamente, o que levou os grandes pensadores da época a buscar a razão para o ser humano e sua racionalidade.

Conheça outros pontos de vista e abra a sua mente

Talvez você pense que a filosofia se trata de ler e ler sem parar sobre senhores antigos que falavam assuntos estranhos, difíceis de entender; mas quando permitir que a sua mente seja aberta para que entre esse conhecimento verá como sua posição a respeito dessa ciência mudará, chegando até a ser lúdica.

Tenha um posicionamento intelectual acadêmico

Ao conhecer a filosofia, você poderá perceber que ela está vinculada a muitas outras ciências, pois em todas elas requerem um posicionamento moral e ético da parte do ser humano para lograr o cumprimento de seus trabalhos com a maior transparência possível.

Você gostou desse artigo? Deseja cursar uma licenciatura ou mestrado em filosofia na Rússia?

Se quer saber mais sobre como estudar na Rússia pode entrar em contato conosco, ou escrever suas perguntas e dúvidas mais abaixo (seção comentários).

Imagem de Gery Singer via Flickr.com sob licença de creative commons.