Hoje conheceremos a Cristina Rodriguez, uma estudante hondurenha que viajou para a Rússia em setembro de 2013 afim de realizar o Mestrado em Relações Internacionais na Universidade Estatal de Nizhny Novgorod “Lobachévsky” (UNN).

Quem te motivou a estudar na Rússia?

Muitos anos atrás meus pais estudaram aqui, na Rússia, então meu primeiro plano foi vir estudar russo, mas não foi suficiente para mim, e acabei tomando a decisão de fazer um mestrado.

Como conheceu a ALAR?

Eu recebia mensagens por e-mail da ALAR, então um dia procurei consultar os preços e a lista de universidades conveniadas a ALAR, e para minha surpresa os preços não eram inacessíveis, pelo contrário eram bem baixos, foi quando decidi vir estudar aqui.

Qual a sua opinião sobre o serviço prestado pela ALAR?

Eu, no início, para ser bem sincera, tive um pouco de medo, porque não sabia, não havia conversado com o pessoal, apenas recebi mensagens de e-mail. E acabei dizendo para mim mesmo: “vou arriscar, vou tentar”. Na verdade, o serviço me pareceu muito bom, me fez sentir-se segura e recomendo o serviço da ALAR pelas seguintes razões:

Em primeiro lugar porque funcionou com um intermediário entre eu e a universidade. Através deles enviei os meus documentos para a universidade o que facilitou bastante o meu trabalho. Eles também me orientaram sobre as instituições onde podia estudar o idioma russo, o custo de vida, a economia, então gostei bastante.

Qual foi a sua primeira impressão ao chegar a Rússia?

Bom, minha primeira impressão quando cheguei no aeroporto foi de surpresa, pois pensava que muita gente no país falava inglês e não era assim (risos). Então, essa foi a minha primeira surpresa.

Depois, quando cheguei a cidade onde estudei, fiquei impressionada com a organização, segurança e, obviamente, com a intensidade do frio que fazia.

Qual foi a sua experiência em se tratando do idioma russo?

Bom, o russo é uma língua bastante complexa eu diria, considero que já dominei sua forma usual, mas ainda sigo aprendendo e, logicamente, estou consciente que ainda falta muito a aprender.

Em se tratando das dificuldades enfrentadas, a primeira delas é o alfabeto totalmente diferente do nosso, a estrutura da língua e as terminações de cada adjetivo e substantivo, dependendo do caso.

Teve que prestar algum exame para ter acesso a vaga de mestrado?

Não foi necessário fazer uma prova para iniciar o mestrado, apenas quando terminei o período de aprendizagem, aí tive que fazer alguns exames para aprovar o preparatório.

Já que terminou o mestrado, quais são seus planos ou projetos para os anos seguintes?

Se puder fazer um doutorado, vou fazer, e seria aqui, já conheço o ambiente, fiz muitos amigos que são como minha família; então, minha ideia é seguir estudando e também poder ajudar a outros que precisem de apoio para vir estudar aqui na Rússia.

Algum conselho para os jovens que estão pensando em estudar na Rússia?

Eu os aconselho que preparem suas mentes para viver experiências diferentes, para ficar longe da família, enfrentar dificuldades e conviver com pessoas de todas as partes do mundo, porque aqui existem pessoas de todas as partes. E sobretudo comer e se agasalhar muito bem. Esse é o meu conselho para todos os que pensam em vir para cá: sigam em frente!

Se deseja saber mais informações sobre como estudar na Rússia entre em contato conosco ou escreva a sua dúvida mais abaixo (seção comentários).

Imagem de ALAR – Estudos na Rússia

2 replies to "Cristina Rodríguez (Honduras) Mestrado em Relações Internacionais em Nizhny Novgorod, Rússia"

BOA TARDE Cristina como vai?
      muito obrigada pelo seu contato, meu nome é Lia sou responsável pelos atendimentos da ALAR no Brasil e estou a disposição, bom , é ótimo saber que você tem interesse estudar mestrado na Rússia , nos temos ótimas universidades como parceiras , todas com alojamentos confortáveis( com móveis, ar condicionado, água quente e fria nos chuveiros , além de estrutura de cozinha comunitária para preparo de alimentação), lembrando que , o custo de moradia nesses alojamentos já estão inclusos no custo do curso.
      Quanto ao início do ano letivo na Rússia se dá em Setembro , mas existe a necessidade de viajar o quanto antes para um curso preparatório que cada universidade fornece, portanto se você tiver interesse ainda esse ano vamos acelerar!
      posso lhe passar um orçamento com certeza, mas antes me fale o curso no qual você tem interesse no mestrado.

atenciosamente.

• Cristina dos Santos

Boa Tarde, gostaria de saber quanto custa um mestrado na Russia? E quando começam as aulas ? a universidade se responsabiliza pelo alojamento ?

Obrigada