A Rússia é reconhecida mundialmente por suas obras de arte e esculturas, por seu clima, e por sua esplêndida infraestruturapor seus costumes, por seu atual presidente (o sempre polêmico Putin), e também por suas diversas universidades, que, segundo uma pesquisa realizada pela companhia britânica Quacquarelli Symonds, coloca a Universidade Estatal de Moscou no primeiro lugar no ranking de centros educacionais de 20 países da Ásia Central e Leste da Europa; e não apenas isso, 4 das universidades russas estão entre as 100 melhores da referida lista.

Sabendo da grande importância disso, lhe mostraremos as universidades mais demandadas por estrangeiros que desejam estudar suas graduações, mestrados, especializações médicas e doutorados em Moscou, para que você tenha alternativas entre as quais escolher, se pretende realmente estudar na Rússia.

Quais são estas universidades?

A UNIVERSIDAD RUSSA DA AMIZADE DOS POVOS (RUDN)

A Universidade Russa da Amizade dos Povos é uma das mais conhecidas a nível internacional, por isso, anualmente chegam a ela estudantes de mais de 100 países, decididos a fazerem parte desta grande instituição educacional. A RUDN dispõe de uma ampla estrutura de faculdades e especialidades fazendo de sua infraestrutura um das mais extensas, não nos surpreenderia se algum estudante se perdesse dentro dela.

Consta na lista de seus estudantes egressos várias personalidades políticas e públicas que hoje cumprem funções importantes em seus países de origem como os presidentes da Angola, Namíbia, Nigéria, África do Sul, entre outros. Também estão incluídos na lista de estudantes já formados na RUDN, o diretor geral da Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (UNESCO).

Em seus 50 anos de história a universidade recebeu fama internacional e alcançou a merecida autoridade, como um centro educacional e cientifico que faz parte das cinco melhores universidades da Rússia.

universidades en moscu 1

UNIVERSIDADE DE MEDICINA DE SARÁTOV (SGMU)

A Universidade de Medicina de Sarátov, como seu próprio nome sugere, é especializada na área da medicina. Oferecendo aos seus estudantes todo tipo de especialidades médicas  e de graduações universitárias na área das ciências básicas como: Biologia, Física, Fisiologia, Química e Cirurgia Geral.

A universidade tem passado por longos processos de mudanças, desde que foi inaugurada, em 1909, no que se refere a sua infraestrutura, departamentos e cursos implementados, formando excelentes profissionais dedicados ao trabalho na área da saúde. Os primeiros estudantes estrangeiros apareceram em 1991 e essa primeira leva de estudantes era formada somente por indianos. Atualmente mais de 500 estudantes de diferentes países que estão estudando nessa universidade.

Desde a sua fundação a universidade segue o clássico sistema de formação em medicina.

universidades en moscu 2

UNIVERSIDADE ESTATAL DE LOMONOSOV (MSU)

Considerada uma das universidades mais antigas e clássicas da Rússia e, com o passar dos anos, tem se convertido em um importante centro cientifico e cultural que reúne 29 faculdades, 10 instituições educacionais e outras estruturas.

A cada ano, mais de 40 mil alunos estudam na MSU, entre eles, mais de 5 mil são estudantes estrangeiros procedentes de 80 países. Os estudantes são ensinados por mais de 9 mil professores com títulos de doutorado, com o que se nota o grande interesse em formar profissionais de sucesso que respaldem a boa reputação da universidade.

Consideramos de suma importância enfatizar o labor cientifico desenvolvido por essa universidade, já que constantemente se encontram realizando pesquisas que contribuem para o avanço da ciência.

Conheça um pouco mais sobre a MSU, em um dos nossos artigos intitulado Universidade Estatal de Lomonosov: graduações na Rússia.

UNIVERSIDADE ESTATAL RUSSA DE PETRÓLEO E GAS “GUBKIN” (RGUNIG)

Esta universidade é especializada no ensino de graduações e mestrados em petróleo e gás, os recursos mais poderosos utilizados na Rússia, para a locomoção de veículos e a calefação que é muito necessária para enfrentar o rigor do inverno, sendo até respaldada pela lei. A mesma dispõe de profissionais altamente qualificados, preparados com conhecimento reconhecido a nível mundial e experiência internacional de trabalho em um entorno multicultural.

É por isso que um dos objetivos estratégicos da universidade é capacitar futuros profissionais para satisfazer a demanda do mercado de trabalho nacional e internacional. A universidade tem formado profissionais desde 1930, sendo que os primeiros estudantes estrangeiros se inscreveram nela em 1947 e hoje, mais de 5000 estudantes estrangeiros formados na RGUNIG estão empregados em 114 países de todo o mundo.

Atualmente a universidade oferece formação em 15 cursos, incluindo 26 especialidades e 39 ramos científicos dessas especialidades.

universidades en moscu 3

Você está consciente do que está perdendo?

Na ALAR estamos preparados para lhe ajudar. Tire conosco quaisquer dúvidas que tenha sobre as universidades em Moscou ou compartilhe as mesmas na seção comentários, mais abaixo.

Imagens gratuitas da ALAR – Estudos na Rússia.