Fazer um curso universitário em russo pode soar em primeira instância como algo difícil ou impossível de se conseguir, porque não conhecemos o idioma com profundidade, nem a sua sintaxe, porque temos uma ideia preconcebida sobre a Rússia e seu idioma, mas não é bem assim, são muitos os estudantes de todo o mundo, que se encontram estudando russo hoje em dia, porque você não pode ser um deles?

Atualmente é possível cursar não apenas uma graduação, mas também mestrados e especialidades médicas no país (considerado uma potência mundial). Hoje, mais que nunca, essa ideia se tornou bastante viável para os latino-americanos, graças ao fato de as universidades oferecerem cursos de idioma russo antes de iniciar a graduação; entre muitas outras vantagens que poderão ser conhecidas.

Porque é mais difícil estudar russo?

Queira ou não aceitar, suas atitudes diante de desafios ou diferentes situações que possam se apresentar diante de sua vida, é justamente aquilo que lhe encherá de coragem e motivação para seguir adiante, aprendendo e crescendo, ou aquilo que te derrubará antes mesmo de iniciar qualquer projeto.

Na aprendizagem de um idioma ocorre exatamente a mesma coisa, temos escutados em repetidas ocasiões frases como: “eu não gosto desse idioma”, “essa língua é muito difícil”, “não gosto de aprender outros idiomas”, etc… Com pensamentos assim, acredite, será difícil aprender qualquer coisa nova que seja importante para a sua vida.

Sua mente é muito poderosa!

falar outro idioma

Quais outras técnicas posso usar para tornar mais fácil cursar minha graduação em russo?

Usar técnicas de associação

Já está comprovado que a informação que retemos em nosso cérebro é 90% visual, graças a associação do texto com o uso de imagens ou situações cotidianas (que nos recordem sentimentos), com essas associações podemos facilitar a aprendizagem do idioma russo.

Constância

Lembre-se que a técnica faz o mestre, e que precisa praticar o aprendido pelo menos 30 minutos por dia e se não puder, pelo menos 15 minutos. Pois, se aprende muito mais rápido fazendo uma lição diária por essa quantidade de tempo que estudando muitas horas o mesmo assunto um dia por semana. Conheça mais sobre os mitos envolvendo o idioma russo em nosso artigo intitulado: É difícil aprender o idioma russo?.

A Gramática

Dizem que conhecer a gramatica de um idioma a perfeição é necessário para poder se comunicar, e isso é totalmente certo. Para estabelecer uma conversação você deve recordar 30% da gramática, conhecer e seguir as principais regras, de forma ordenada. E para isso é muito importante que receba informações corretas, por isso lhe recomendamos aulas on-line guiadas por uma professora russa, para que possa ter a certeza de que está recebendo a informação correta que necessita.

O que achou desse artigo? Deseja ser o próximo a estudar uma graduação na Rússia?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever a sua dúvida mais abaixo (seção comentários).

Imagens cortesia da ALAR – Estudos na Rússia.