Sabemos que um assunto muito abordado por pais de família e estudantes é sobre: como viverão se viajarem para a Rússia para estudar alguma graduação, mestrado ou especialização? A maioria das universidades, para não dizer todas elas, contam com espaços dentro do mesmo campus universitário ou edifícios nos arredores estabelecidos como moradias para estrangeiros, a custos bem acessíveis, onde você encontrará todas as comodidades, desde cozinhas completamente equipadas, até lavanderias. Porém, os custos variam de uma universidade para outra, devido a demanda, tipo de moradias ou localização na universidade.

Demandas e tipos de moradias

Na Rússia você encontrará moradias antigas e novas, já que algumas tenham sido construídas recentemente em decorrência da demanda que existe de pessoas querendo estudar na Rússia; e são estas últimas, as primeiras a serem ocupadas, por isso lhe recomendamos fazer sua inscrição com antecedência para conseguir uma vaga.

A limpeza e ordem das moradias são de responsabilidade do próprio estudante, a universidade facilita trocando semanalmente a roupa de cama, todavia manter um ambiente organizado e acolhedor dependerá de você.

Outro motivo pelo qual os custos variam, se devem às comodidades dispníveis nas moradias, em termos de infraestrutura; quanto maiores, reservadas ou novas forem, maiores serão seus gastos mensais.

Deve-se ter em mente que o prestigio das universidades mais renomadas da Rússia foi conquistado ao longo do tempo de atividade dessas instituições, que contribuiu de forma efetiva aportando experiência necessária para formar excelentes profissionais em todas as áreas; isso se percebe através da antiga arquitetura de algumas universidades russas. A ALAR dispõe de convênio com as universidades russas que oferecem as melhores condições para os estudantes, no que se refere a moradias e segurança.

E se não encontrar uma moradia que atenda as minhas expectativas?

A ALAR não fecha as portas às suas expectativas. Se você contar com os recursos necessários poderá alugar um apartamento ou casa próximo a universidade. Existem várias razões pelas quais alguns estudantes preferem essa opção, talvez porque vêm acompanhados dos(as) parceiros(as), que também estudarão na Rússia, ou porque trazem toda a família, ou simplesmente porque dispõe de condições para morar em um lugar melhor.

Lembre-se que qualquer decisão que for tomar ou mudança de planos, isso deverá ser informado previamente a universidade ou a nós, da ALAR, pois estaremos lhe apoiando no processo de instalação na moradia universitária. Deseja saber mais sobre os serviços prestados pela ALAR, leia nosso artigo anterior intitulado Quais os serviços prestados pela ALAR?

Quais são as universidades com as quais a ALAR possui convênio?

Universidade Politécnica de São Petersburgo

Universidade Estatal de Nizhnii Novgorod

Universidade Estatal de Construção Civil de Moscou

Universidade Russa da Amizade dos Povos

Universidade Estatal de Samara

Universidade Estatal de Kazán

Universidade Técnica de Moscou Bauman

Universidade Agroindustrial de Belgorod (BelSXA)

Universidade Estatal Médica de Saratov

Entre outras.

Deseja saber mais sobre moradias na Rússia?

Consulte-nos sobre moradias na universidade em que está interessado, dessa forma poderemos lhe passar mais informações sobre as diferenças entre elas, entre em contato conosco ou escreva sua pergunta mais abaixo (seção comentários).

Imagem cortesia da ALAR.