O termo biotecnologia se refere a aplicação da tecnológica em sistemas biológicos e organismos vivos, fazendo destes, ferramentas úteis para benefício do homem. Desde o tempo dos babilônios, quando foi descoberta a cerveja, pela primeira vez se descobriu um processo através do qual era possível fazer com que células de levedura pudessem transformar açúcar em álcool.

Através destes conhecimentos, foram sendo adotadas, ao longo da história da humanidade, certas adaptações nos métodos e processos que resultaram na tecnologia biológica que conhecemos hoje; tomando como ponto de partida o maior complexo de células existente no mundo: o ser humano. Desde então, aqueles profissionais encarregados de transformar e inovar tudo o que se conhece relacionado a esse tema, trabalham arduamente para lograr os maiores avanços de todos os tempos nessa área.

A seguir lhe apresentaremos alguns aspectos que talvez você conheça sobre biotecnologia e também poderá conhecer a vantagens de se estudar uma graduação nessa área.

A Biotecnologia pintada a cores

As aplicações da biotecnologia variam conforme a área em que for empregada; por isso, se diferenciam tais aplicações de acordo com determinado código de cores; onde o vermelho indica a aplicação de biotecnologia em processos médicos, alguns exemplos seriam o desenvolvimento de antibióticos, vacinas, medicamentos, entre outros; já a cor branca indica sua aplicação em processos industriais, tais como projetos envolvendo microrganismos, produtos químicos, catalisadores industriais, etc.

Outra aplicação, representada pela cor verde, se trata do uso da biotecnologia em processos agrícolas, cujo exemplo consiste em processos envolvendo plantas transgênicas, dentre outros; e finalmente temos a biotecnologia azul, também conhecida como biotecnologia marinha, que é aplicada em ambientes marinhos e aquáticos, cujo estudo promete avanços na aquicultura, cuidados sanitários, cosméticos e muito mais.

Engenharia genética

Uma ciência que se demonstra como a mais promissora na área da biotecnologia é a Engenharia Genética, responsável pela manipulação deliberada de informação genética dos seres vivos, tendo em vista a melhoria de uma determinada espécie; e de igual forma permite conhecer a função desempenhada por determinado organismo celular dentro de outro.

Também apresenta um grande potencial em aplicações na área da biotecnologia médica, como por exemplo, no caso da fabricação de insulina artificial, que significa um grande avanço na saúde do ser humano; pois o diabetes se apresenta como uma das maiores ameaças à sua integridade física.

Garantia de aprendizagem 100% constante

Uma das maiores vantagens que se obtêm estudando essa área é a renovação constante das informações sobre o assunto e garantia de estudo de todas as disciplinas que fazem parte da grade curricular dessa profissão; além de lhe abrir as portas para o mundo da medicina e todas suas vertentes, lhe propicia diversas opções de cursos conforme a área que pretenda estudar.

Você pode encontrar cursos nessa área nas diversas instituição de ensino russas, como: Biotecnologia na Universidade Federal do Extremo Oriente (FEFU), na Universidade Estatal de Belgorod (BELGU) e na Universidade Federal dos Urais (URFU), em São Petersburgo e Moscou; além da oferta de vagas no curso de Processos de Economia de Recursos e Energia em Química, Petroquímica e Biotecnologia, nas universidades RUDN, FEFU, URFU, dentre outras. Você pode conhecer mais sobre essas opções clicando aqui .

O que você achou desse artigo? Gostaria de ser um profissional em biotecnologia? Estamos preparados para esclarecer suas dúvidas.

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim semanal e ter acesso ao artigo intitulado Como estudar um Mestrado ou Pós-graduação na Rússia; ou pode escrever a sua dúvida mais abaixo (secção comentários).

Imagem de Cape Cruiser via Flickr sob licença de creative commons.