Atualmente, muitos jovens latino-americanos têm o desejo de realizar seus estudos universitários ou especializações no exterior, bem como viajar e conhecer lugares novos, por isso buscam as melhores opções no que se refere a custos, localização, idioma e qualidade acadêmica. Eles possuem muitas dúvidas e perguntas, e muitas vezes aceitam respostas imprecisas, ou seja, aquelas obtidas rapidamente e de maneira fácil; em decorrência disso acabam decepcionados ou desistindo da empreitada.

Devido aos fatos dantes citados e outros similares, que se deve considerar alguns aspectos importantes antes de se preparar para uma viagem de estudos ou passeio, e desta forma evitar cair em erros recorrentes que podem resultar na perda de tempo e dinheiro.

Responder às perguntas: Para onde pretendo viajar? O que eu quero estudar?

A primeira coisa que se deve escolher é o lugar para o qual se deseja viajar, conhecer e estudar. Lhe convidamos a ler o nosso artigo intitulado Passos básicos a serem seguidos no momento de escolher um curso universitário, onde você encontrará informações sobre o que fazer no momento em que decide começar seus estudos universitários.

Você também pode ler o artigo Como saber o que se devo ou não estudar no exterior?, onde ficará sabendo o que fazer no caso de decidir estudar no exterior, fora do seu país de origem. Se trata de uma decisão importante que deve ser tomada levando em conta todas as possibilidades disponíveis, e dessa forma definir aquela que é mais adequada para você.

Colete informações sobre o destino para visitar

Como segundo passo, você deve buscar informações sobre o lugar que deseja conhecer. Se você quer viajar apenas para visitar o local, deve saber quais as zonas turísticas de interesse, hotéis, restaurantes, supermercados, ou seja, tudo o que for necessário para que desfrutes ao máximo a sua experiência.

Em se tratando de outra opção, isto é, se o objetivo de sua viagem for os estudos, deve primeiramente saber qual a carreira deseja estudar e então localizar as universidades que ofertam vagas no curso pretendido, de acordo com suas exigências.

No que se refere às residências ou moradias para estudantes, lhe convidamos a ler o artigo intitulado As moradias universitárias na Rússia são seguras?, onde encontrará informações valiosas sobre como são moradias e onde podem ser encontradas.

Contate as instituições pertinentes

Uma vez escolhido o local que deseja visitar ou a universidade onde pretende estudar, conforme seja o caso, o próximo passo será fazer contato para receber todas as informações necessárias. Isso, muitas vezes, é mais fácil em comparação com outras tarefas, pois você já sabe realmente o que quer, todavia é contraproducente fazer isso sozinho.

Por este motivo, lhe recomendamos que contate pessoas capacitadas, como agentes de viagens ou instituições que servem como elo de ligação entre você e as instituições de ensino do local que vai estudar, eles facilitarão os procedimentos necessários, e tudo que for relacionado a documentação que precise apresentar.

Sua viagem está quase pronta!

Depois de haver reunido toda a documentação e tiradas todas dúvidas possíveis, chegou o momento de dar os últimos retoques e preparar as malas para a viagem, pois terá um voo pela frente.

Lembre-se, o importante é encontrar todas as informações possíveis que você crê necessárias, cada detalhe deve ser relevante. Por isso recomendamos que contrate uma instituição ou empresa que lhe dê o suporte em todos os passos que precisa tomar.

O que você achou desse artigo? Você acredita que seja útil as informações prestadas? Estamos prontos para responder às suas perguntas.

Se deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever sua dúvida mais abaixo (secção comentários).

Imagem de Ana Montalvo via Flickr.com sob licença de creative commons.