Todos sabem que existem profissões com maior demanda que outras e, consequentemente, há uma maior oferta de profissionais nessa área, pois muitas pessoas as procuram estudar nas universidades por serem carreiras «populares». No entanto estas carreiras não estão entre as mais acessíveis, justamente devido a alta demanda que apresentam, e muitos perdem tempo e oportunidades ignorando outras carreiras que igualmente são muito boas, permitindo acesso à universidade e posteriormente ao mercado de trabalho.

Como fazer a escolha do curso universitário certo? Antes de tomar essa mui importante decisão devemos levar em conta aspectos como os mencionados no artigo anterior intitulado principais aspectos que devem ser considerados ao escolher um curso universitário, onde destacamos a importância de identificar muito bem seus interesses, desejos e preferências, bem como avaliar as universidades nas quais gostaria de estudar e saber quais suas ofertas acadêmicas.

A seguir, mencionaremos algumas profissões que você possivelmente não imaginava que seriam boas para o seu futuro profissional, mas observando-as com mais cuidado você poderá descobrir todo o potencial que oferecem e se imaginar exercendo-as como um profissional muito bem-sucedido.

Arte

É possível que essa profissão não seja tão comum na América Latina, entretanto, nesse país os artistas são altamente valorizadas. Na Rússia há grandes e belos museus exibem obras de autores consagrados mundialmente; nas suas ruas são exibidas obras de artes por todos os lados; o próprio metrô de Moscou é em si mesmo uma grande obra de arte, portanto, a Rússia é um país bem propício para quem deseja se formar e se desenvolver como artista.

Engenharia nuclear

Quando ouvimos falar sobre a Rússia a primeira coisa que pensamos é nas viagens espaciais, engenharia aeronáutica ou aeroespacial e fabricação de foguetes. Mas isso não é tudo, existe um ramo da engenharia que busca produzir fontes alternativas de energia, resultando em benefícios para a humanidade; sendo um deles, a engenharia nuclear. Você poderia pensar na possibilidade de estudar esta graduação na Rússia e futuramente fazer grandes contribuições para a sociedade como profissional.

Biologia molecular

Não existem muitos biólogos moleculares no mundo, pois essa é uma carreira que não possui tanta demanda e muito menos fama, no entanto, a biologia molecular pode se tornar em uma das mais promissoras profissões do futuro, como  o Direito, Design de Espaços, Engenharia Ambiental e Medicina como estando entre as mais prometedoras. Não obstante, a tendência é que outras profissões se somem a essas, contribuindo para o avanço cientifico, especialmente para o progresso humano.

Geografia

A Geografia é uma ciência que possibilita ao profissional da área atuar em diferentes âmbitos do mercado de trabalho, pois um geógrafo não apenas faz mapas, mas também é responsável pela avaliação e valoração das terras; por estudos demográficos, que permitem melhorar a qualidade de vida dos centros populacionais; no estabelecimento de orientações, no momento da construção em determinadas áreas geográficas; no estudo da vegetação, contribuindo para a melhorias das florestas, bem como na proteção e reflorestamento da mesma. Muitas são as atividades desempenhadas por um geógrafo.

Educação

Ao que parece, ninguém deseja ser um educador, houve uma época em que ser professor era sinal de prestígio, no entanto (especialmente nos países latinos) esta profissão está ficando em segundo plano, dando espaço a outras mais relacionadas à tecnologia e a computação. Atualmente, os docentes não são muito bem reconhecidos nos países latinos, entretanto, se o plano é se radicar definitivamente em outro país, logo após se formar nessa área, então os países europeus são muito bem cotados como destino, pois esse é um campo que sempre haverá alta demanda laboral.

Enfim, independentemente do fato de a profissão que você escolher, estar ou não dentro das 5 mencionadas ou entre as mais populares atualmente, o mais importante, é que ela tenha a ver com sua verdadeira vocação, algo que realmente ame fazer, pois somente quem ama o que faz é capaz de ser feliz atuando profissionalmente, além de alcançar sucesso em tudo aquilo a que se propõe.

O que achou desse assunto? Vai levar em consideração essas profissões que mencionamos?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuito ao artigo intitulado Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia .

Imagem de CollegeDegree360 via Flickr.com sob licença creative commons.