Ter metas e objetivos na vida é muito importante, pois permite-nos concentrar os nossos esforços em alcançar o que realmente queremos, porém, às vezes esses objetivos são estabelecidos em grupo e não de maneira indivídual/pessoal (o que em algumas ocasiões pode nos prejudicar). Na sequência, mostraremos alguns motivos pelos quais devemos estabelecer metas de forma individual ou pessoal (e não grupal), especialmente no que diz respeito a estudar no exterior.

Que graduação fazer

Escolher uma profissão é algo que deve ser feito com muita calma, pois se trata de uma importante decisão, que afetara nos dia-a-dia em muitos aspectos (familiar, social, econômica, etc.…), por isso recomendamos que se tome tal decisão de forma pessoal, sem a influência de terceiros. Embora possamos escutar diferentes opiniões de pessoas qualificadas no assunto, no final das contas nós que devemos fazer a escolha, pois nós exerceremos a profissão. Por isso, é essencial que estejamos decididos 100% sobre o que realmente desejamos estudar, pois se a carreira escolhida não for algo que realmente nos deixe entusiasmados, o mais provável é que larguemos tudo ao passar por alguma dificuldade.

Há ocasiões em que pais ou responsáveis empoderados tentam «forçar» o filho a seguir uma carreira que não quer, fato que culmina em desentendimentos familiares, ressentimentos e situações de trabalho insatisfatórias. Geralmente, a causa destes problemas se deve a motivações econômicas e de prestigio social   inerentes a algumas profissões, no entanto, devemos levar em consideração que nenhuma carreira ou profissão garante o sucesso de uma pessoa, já que isso depende da pessoa e não da profissão que exerce; em todas as carreiras existem profissionais: excelentes, bons, regulares e ruins.

Por exemplo, há casais que não levam em conta muitos aspectos tais como:

Escolhi essa graduação porque gosto ou faço apenas para agradar meus pais e familiares?

Sou realmente apaixonado por essa profissão?

Onde estudar

Escolher o país ou a cidade aonde estudar é algo que pode gerar forte resistência da família e amigos (especialmente se for no exterior). Embora possamos escutar várias opiniões diferentes de pessoas qualificadas no assunto, no final nós que estudaremos nesse lugar, por isso é essencial que nos decidamos 100% onde vamos estudar. Se o lugar escolhido não é realmente o que desejamos, o mais provável é que acabemos por desistir da carreira ou venhamos a nos «arrepender» no futuro, por não ter tomado, nós mesmos, a decisão. Embora a decisão dos pais ou responsáveis possa ser considerada (já que em muitos casos há uma dependência económica), é importante ser o mais transparente possível com eles, lhes explicando porque desejamos estudar em tal lugar.

Estudos em objetivos do parceiro

Tomar decisões de estudar em casal é algo pouco recomendável, sobretudo em cursos iniciais, como no caso de graduação universitária (o que geralmente começa aos 18 anos). É muito importante que essas decisões sejam tomadas de forma individual, já que o relacionamento entre o casal terminar no decorrer dos estudos, o que pode gerar arrependimento (por não ter decidido de forma individual) e outros diferentes tipos de problemas.

Por exemplo, existem casais que não levam em conta muitos aspectos como:

Se viajam juntos

O que acontece se um não se adaptar ao país e o outro sim?

Se a convivência como casal já é complicada…. Como não será esta coexistência em outro país e sob um intenso regime de estudos, mais difícil não acha!?

O que poderá acontecer se um deles tiver problemas com os estudos e não puder concluí-los?

O que acontece se a relação terminar enquanto ainda estiverem estudando?

Se decidirem continuar o relacionamento a distância

Será que o relacionamento é sólido e maduro ao ponto de poder continuá-lo a distância mesmo?

Um relacionamento a distância proporciona um clima saudável para alguém que deseja se adaptar a outro país?

O que acontece se o relacionamento acabar ao terminar os estudos?

Devido a todos esses aspectos, é recomendável tomar decisões sobre estudos em casal apenas quando tal relacionamento for suficientemente sólido e maduro (matrimônio, filhos, etc.) e no caso de uma pós-graduação (que tenderá a ser realizada em média aos 25 anos de idade).

O que achou desse assunto? Acredita que é importante desenvolver metas de estudos de forma pessoal?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagem de Alfonsina Blyde via Flickr.com sob licença creative commons.