A Rússia é um país repleto de muita cultura, história e tradições, por isso quando alguém menciona ter intenções de viajar ao país, qualquer que seja o motivo da viagem, o mais provável é que seus amigos lhe peçam uma recordação ou lembrança. Esse tipo de pedido é muito fácil de atender, mas também pode ser complicado quando não se sabe qual tipo de presente em adquirir em particular e se chega a uma loja russa sem ideia alguma do que irá comprar.

Nesse artigo queremos lhe dar algumas dicas de coisas interessantes que você poderia comprar na Rússia para agradar os seus amigos e que podem satisfazer todos os gostos, te deixamos uma lista com detalhes sobre objetos artesanais, inclusive os mais curiosos que você poderia pensar. Todavia é necessário que você tenha em mente que o mais importante é que a pessoa que irá recebê-lo sinta o seu afeto e boas intenções no momento que escolheu tal presente.

Presentes relacionados com as histórias, lendas e tradições da Rússia

Andando pelas ruas da Rússia você encontrará inúmeras referências que fazem eco às lendas populares, superstições, mitos e tradições. Uma das lendas urbanas mais conhecidas é a que já mencionamos em um artigo anterior intitulado O mistério da Grã-Duquesa Anastasia Romanov, onde se pode observar como em torno a vida da mais nova das filhas do czar Nicolas se criou toda uma lenda, que afirma que a mesma havia sobrevivido ao massacre de sua família em Ecaterimburgo. É possível encontrar roupas, joias (reais e imitações), retratos e mesmo caixas musicais, relacionados a esta bela e intrigante história.

Presentes esporte-relacionados

Se você tem amigos atletas, certamente eles esperam que você lhes traga algum presente relacionado aos esportes tradicionais da Rússia. Por se tratar da Rússia pensa-se logo em esportes sobre o gelo, como o esqui ou snowboard, mas também é bom lembrar que o país também se destaca nos chamados esportes-ciência, como o xadrez, por exemplo. No artigos anteriores mencionamos a importância que tem esse esporte naquele país e o grande reconhecimento internacional que tem obtido nesse sentido, por isso um bom presente seria um tabuleiro de xadrez russo, que existe nos mais variados tipos, materiais e tamanhos para você escolher.

Presentes inesperados

Dependendo do local para onde você vai viajar e dos regulamentos em vigor no momento da sua viagem, você poderia pensar em dar um filhote de cachorro. No artigo anterior intitulado Curiosidades da Rússia: os cães de rua de Moscou, falamos que nas ruas desta cidade, existem muitos cães coexistindo naturalmente com os seres humanos e até mesmo adaptados ao seu modo de vida, por isso se você visitar Moscou, poderá ir a algum abrigo para cães e adotar um para aquele amigos que você sabe ser fã de animais de estimação, você estará fazendo o bem em dose dupla e seguramente será uma grande surpresa para o presenteado.

O presente mais tradicional: as matrioshkas

Se há alguma coisa que é realmente famosa na Rússia e que sempre é um bom presente para qualquer pessoa, se trata destas bonecas, as famosas bonecas russas. No artigo anterior intitulado As bonecas Matrioska vimos a variedade de desenhos, cores, tamanhos e até mesmo formas destas tradicionais bonecas, cuja principal característica consiste no fato de serem ocas e terem dentro de si outra boneca em menor tamanho, que por sua vez tem, dentro de si, uma terceira menor ainda, e dessa forma segue até chegar a menorzinha.

Por fim, na Rússia, existe uma infinidade de coisas que se escolher como presente ideal para dar a um amigo, no entanto, como dissemos ao começar o artigo, o mais importante no momento de dar um presente é fazer com que seu amigo saiba que foi algo que você fez de coração e que lembrou dele durante a viagem, seja ela uma viagem de férias ou estudos, no final das contas esse é o objetivo principal de uma lembrança.

O que achou desse assunto? Que presente russo daria a um amigo?

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever sua pergunta mais abaixo (secção de comentários).

Imagem de Martin M. Vicente via Flickr.com sob licença creative commons.

7 replies to "Qual é o melhor presente russo para se dar a um amigo?"

• Kátia

Gostaria de dar um. Presente para um médico Russo que está aqui no Brasil
      O que me indicam?

Bom dia Anselmo
      que ótima sua idéia!
      Acredito que coisas regionais são bem aceitas, de que região do Brasil você é, leve algo de sua terra e apresente como algo tradicional de onde você vive, troque experiencias e depois compartilhe conosco ok?

Abraços

• Anselmo

Boa noite. Vamos viajar para a russia em maio. Como fazemos sempre que vamos parda paíres distantes gostamos de levar pequenas lembrdancas do brasil para eventuais trocas. O que levar para a russia? camisa de selecao, cachaça?

Olá, Carla. Creio que a melhor empresa seja a FEDEX.

• Ka Martins

Tenho um amigo mulçumano que mora há 3 anos em St.Petersburgo, gostaria de enviar lhe um presente, poderia me indicar um empresa para o envio da encomenda?

Grata desde já.

Olá, bom dia Julio.
      Para você estudar na Rússia você precisa ter um visto de estudante, o qual só podes tirar depois de você inscrito em uma das Universidades da Rússia, para se inscrever precisas escolher o curso e a Universidade, para que eu possa lhe informar o procedimento de inscrição as Universidades disponíveis e seus respectivos custos, por gentileza informe o curso que pretendes.
      Tenhas um ótimo dia.

Att,
      Denise Maia- Coordenadora de Cursos/Brasil.

• Julio

Olá, você poderia me dizer se eu preciso de um visto para estudar na Rússia e como eu entendo? obrigado