No momento da conclusão do ensino médio muitos alunos encontram-se em meio a muitas dúvidas e indecisão, buscando saber como serão suas vidas nos anos seguintes, o que o futuro lhes reserva. Alguns escolhem fazer cursos ou estudos técnicos, outros começam a trabalhar em pequenos projetos, mas a grande maioria empenha-se em continuar os seus estudos, ir a uma faculdade e fazer um curso universitário, para obter um diploma que o qualifique como um profissional apto a ingressar no mercado de trabalho em determinado ramo do conhecimento.

Infinitas possibilidades

As possibilidades de estudo são infinitas, em qualquer ramo do conhecimento há muitas opções disponíveis para que o estudante faça seu curso universitário, escolhendo o que fará no futuro. Esta decisão nem sempre é a mais fácil, por isso, é importante estar atento a vários aspectos, tais como os mencionados no artigo anterior intitulado Principais aspectos a serem considerados ao escolher um curso universitário, onde mencionamos que não se trata de apenas se trata de escolher uma carreira e pronto! Você deve considerar em qual universidade quer estudar, se a mesma dispõem do curso desejado, ou se prefere escolher entre as opções disponíveis na universidade de sua preferência.

O orçamento, sempre o orçamento

Em se tratando de ensino superior, existe um fator que sempre é observado com atenção pelos pais do jovem estudante (ou por ele mesmo, quando é independente financeiramente), nos referimos aos custos dos estudos, principalmente se são baratos ou gratuitos. Apesar de existirem possibilidades para se conseguir bolsas integrais que arquem totalmente com os custos, na maioria dos casos, o estudo universitário implica um investimento considerável, que deve ser considerado para se avaliar se realmente é possível prosseguir com os estudos universitários.

A orientação vocacional

Quando um jovem não recebe orientação vocacional adequada, fica muito mais difícil para ele escolher a carreira mais indicada para o seu futuro, e no caso de tomar a decisão errada é possível que ele: abandone os estudos, não se sinta à vontade, torne-se um profissional medíocre, não termine o curso ou desista da universidade porque não soube escolher a carreira certa. Escolher uma carreira só para experimentar, o tornará um eterno estudante, em contrapartida, escolher a carreira certa o fará se apaixonar pela futura profissão.

No artigo anterior intitulado Os 5 aspectos mais importantes da orientação vocacional mencionamos o fato de que tanto as universidades como as oportunidades de estudos, o país onde se quer estudar, e o orçamento, são aspectos essenciais na hora de tomar a decisão definitiva, por isso não se deve descartar nenhum deles, pelo contrário, cada alternativa deve ser muito bem avaliada.

O que deseja para o seu futuro?

Existem aqueles que podem pensar que não conseguem se ver no futuro como universitários, senão exercendo algum outro tipo de trabalho que não precise necessariamente de uma formação em alguma instituição de ensino superior, e isso não significa que seus ofícios sejam desnecessários ou menos importantes. O caso dos encanadores, serralheiros, carpinteiros, marceneiros, tapeceiros, etc… Cujos trabalhos não precisam de cursos universitários, mas todos nós precisamos de algum desses profissionais em algum momento, é por isso que existem pessoas que no futuro se veem exercendo estas profissões.

Antes de pensar em suas possibilidades, é importante saber muito bem o que quer para o futuro, pois se você tem sonhos, aspirações importantes e deseja alcançá-los, deve lutar por eles, alcançar seus objetivos e estudar para seguir o caminho que busca para a sua vida. Independentemente das dificuldades econômicas, idiomáticas ou sociais, o mais importante é estabelecer um meta e lutar para alcança-la, pois para aqueles que sabem tomar decisões corretas e batalham por seus sonhos a falta de oportunidades sempre será um mito.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Você acha que as possibilidades de cursar uma universidade são limitadas ou infinitas?

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuitamente ao nosso artigo Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagem Piedmont Virginia Community College via Flickr.com sob licença creative commons