A biotecnologia é uma ciência bem antiga e mais comum do que muitos pensam, e se você pensar como pode essa ciência ser tão antiga? e pensar que nos equivocamos afirmar isso, lhe reafirmamos que a ciência é antiga, pois era conhecida como uma arte na qual se adicionava certos componentes à bebidas e alimentos (por exemplo, a levedura),  para lhes dar um melhor efeito final, melhor eficácia.

O que antes era uma arte hoje é conhecida como ciência e esses componentes agora são chamados pelo nome científico, como microrganismos e são estudados de forma microscópica afim de se conhecer em profundidade seu funcionamento e lhes atribuir maior eficiência na combinação com outros alimentos ou bebidas (embora não se limitem a esse campo, já que são empregados também na Medicina).

Uma profissão promissora

No artigo anterior Quais são as profissões de futuro na Rússia? mencionamos algumas carreiras, como comércio exterior, marketing digital, direito, medicina, engenharia de projetos espaciais, engenharia ambiental, ecologia, entre outros, que possuem grande demanda e, portanto, ganham cada vez mais força na Rússia, entretanto, cometemos erros na lista de carreiras ou profissões.

Nesta lista não mencionamos a biotecnologia, e esta é uma carreira que tem um futuro promissor, porque como vimos anteriormente, aprender mais profundamente como são e agem os microrganismos pode ser muito útil em quase todos os ramos da ciência, pois é algo que vem sendo empregado em grande escala na agricultura, agronomia e principalmente medicina, onde se faz uso de componentes biológicos capazes de combater vírus e bactérias no corpo humano.

Aplicações desta ciência

Até um tempo atrás se sabia do uso da biotecnologia apenas na indústria cervejeira, na produção de queijo e alguns produtos lácteos, como o iogurte, na fabricação de vinhos de alta qualidade e outras bebidas, também era muito empregada na agricultura através de processos conhecidos como «enxerto», que não é nada a mais que a manipulação genética de certas espécies de plantas para obter uma terceira espécie mais robusta ou com características que se adaptem ao que se busca delas em determinado momento.

No entanto, o futuro aponta para a medicina, e tanto médicos como pacientes podem obter grandes benefícios do conhecimento de sequências genéticas e do funcionamento dos microrganismos no campo biológico, uma vez que isso permitirá inclusive o desenvolvimento de órgãos artificiais e próteses melhoradas, adaptadas ao corpo humano como a pele, como já mencionamos no artigo anterior A tecnologia de vanguarda do século XXI onde explicamos que esse tipo de tecnologia contribui na restauração mais rápida de fraturas ósseas.

As cores da biotecnologia

Como vimos anteriormente, a biotecnologia tem um amplo campo de aplicações e de acordo com estes campos específicos há uma classificação por cores dessa ciência. A biotecnologia verde trata de processos bioquímicos relacionados à agricultura, agronomia e silvicultura; a biotecnologia branca cuida dos processos químicos utilizados em indústrias como catalisadores, sabões e produtos similares. Em se tratando de biotecnologia vermelha, estão envolvidos processos inerentes a área da medicina, como a fabricação de medicamentos, vacinas e, mais recentemente, o desenvolvimento de órgãos artificiais e até mesmo a produção de pele humana.

Onde cursar essa carreira?

Nesse momento, ao descobrir os grandes benefícios da biotecnologia e seu infinito campo de aplicação, você certamente deve ter notado que é uma profissão que trará grandes avanços para a humanidade e, portanto, quer saber onde poderá estudá-la. A Rússia é uma excelente escolha porque nesse país a ciência e a pesquisa são altamente valorizados e o estado investe uma percentagem significativa do seu orçamento neste campo.

No artigo anterior intitulado Estudando biotecnologia, a ciência do futuro ao seu alcance na Rússia, vimos as principais universidades do país nas quais você pode estudar não apenas essa graduação mas também especializações, mestrados e doutorados nessa área. É importante notar que o curso é conhecido como biotecnologia em São Petersburgo e Moscou, mas existem carreiras semelhantes como a Engenharia dos Processos de Economia de Recursos e Energia em Química, Petroquímica e Biotecnologia que é ministrado nas universidades RUDN, FEFU, URFU, e entre outras universidades russas importantes.

O que você achou desse assunto? Gostaria de estudar biotecnologia na Rússia e conhecer melhor suas aplicações?

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuitamente ao nosso artigo Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagem do Medialab Prado via Flickr.com sob licença creative commons.